A Prefeitura de São Paulo, por meio da Concessionária Municipal Ecourbis Ambiental, deu início a um projeto-piloto com o objetivo de contribuir para o aumento da reciclagem de vidro, no âmbito da expansão da coleta seletiva de materiais recicláveis na capital paulista. Para tanto, na quarta-feira feira, 26, foram instalados Pontos de Entrega Voluntário (PEVs) em vias públicas estratégicas, nas subprefeituras de Capela do Socorro, Santo Amaro e Vila Mariana, em locais (relação completa abaixo) próximos a bares e restaurantes e com fluxo mais intenso de pessoas.
Os equipamentos têm capacidade para armazenar até 3 metros cúbicos e neles poderão ser disponibilizados garrafas, copos e recipientes em geral, além de cacos/fragmentos. Inicialmente, o recolhimento do material disponibilizado nos PEVs está programado para ser realizado uma vez por semana, mas, de acordo com a evolução do volume coletado, a periodicidade poderá ser ajustada.
Para sensibilizar a população sobre a iniciativa e a importância de garantir a destinação e tratamento adequado do vidro, que pode ser reciclado infinitas vezes, a Ecourbis deu início nesta quinta-feira (27/7), a ações de educação e conscientização ambiental. Neste primeiro momento, profissionais da Ecourbis irão aos estabelecimentos comerciais e residências do entorno para informar que a região conta com um equipamento específico para o descarte de vidro. Em um segundo momento, a equipe de Educação Ambiental retornará aos locais, mas em horário com maior movimento de clientes, para conversar com os frequentadores dos bares e restaurantes e divulgar a iniciativa.
A expectativa é de que, com um maior volume de vidro sendo direcionado para os PEVs, sejam registradas melhorias em diversas frentes. Uma delas é a redução desse tipo de material que hoje é encaminhado ao aterro sanitário, impossibilitando o seu aproveitamento. Outro benefício é incremento da renda das cooperativas de catadores conveniadas à prefeitura de São Paulo.
Todo o vidro disponibilizado nos PEVs e coletado pela Ecourbis será encaminhado para a Central Mecanizada de Triagem – CMT Carolina Maria de Jesus, operada pela Ecourbis. A venda do material será conduzida pela Coopercaps, cooperativa conveniada à Prefeitura.
A partir da avaliação dos resultados do projeto-piloto, o número de pontos de entrega voluntária de vidro deverá ser ampliado para outros pontos da cidade.
Locais dos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) para o descarte de vidro (copos, garrafas, recipientes e cacos e fragmentos).
Subprefeituras: CS – Capela do Socorro / SA – Santo Amaro / VM – Vila Mariana
Praça Enzo Ferrari – CS
Praça Ramiro Cabral da Silva – CS
Praça José Ferreira Rodrigues – CS
Praça Nicolau Aranha Pacheco – CS
Praça Maria Sotto Fracarolli – CS
Av. Dr. Sila Melo – SA
Av. Miguel Yunes, nº 500 – SA
Parque Severo Gomes – SA
Avenida Professor Alceu Maynard Araújo – SA
Praça Marcos Manzini – SA
Praça Issac Grinman – SA
Praça Nossa Senhora Aparecida – VM
Praça Cidade de Milão – VM