Braskem apresenta duas novas marcas

A CBA B+G é a responsável pelo projeto de branding e design de duas novas marcas da Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial. São elas a Xtellar, marca de filamentos e pellets para impressão 3D; e a Upsyde, focada na transformação de resíduos plásticos de difícil reciclagem.

Xtellar tem como missão auxiliar uma nova geração de engenheiros, empreendedores e designers a moldar um futuro mais inteligente por meio de soluções inovadoras para impressão 3D, oferecendo filamentos e pellets exclusivos para as mais diversas aplicações no segmento de manufatura aditiva, incluindo uma linha especial com foco em redução de impacto ambiental.

Coube à agência desde o desenvolvimento de estratégia e posicionamento de marca, materializados no conceito “Shaping a smarter future together”, ao naming, identidade visual e tom de voz. O trabalho compreendeu ainda o desenvolvimento de uma solução modular para embalagens, otimizando custos de produção e impressão.

“A Xtellar é uma marca que fala sobre tecnologia, disrupção e criatividade, tendo sempre a inovação e um futuro melhor para as pessoas e o planeta como pano de fundo. Para materializar o discurso, adotamos expressões visuais e verbais que provocam essa percepção tanto no nome, um neologismo divertido que soa como vindo de ‘outro planeta’, quanto no logo, trazendo uma forma tridimensional instigante e que estimula a observação”, explica Caio Campana, diretor de criação da CBA B+G.

Já a Upsyde, joint venture da Braskem com a Terra Circular, é uma empresa com tecnologia patenteada e proprietária capaz de converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais circulares. Ao colocar em prática um modelo criativo e disruptivo de lidar com esses tipos de resíduos, a Upsyde concilia sustentabilidade e inovação.

O projeto de branding da CBA B+G, que também passou por naming, identidade visual, verbal e posicionamento (“Smart upcycling for a circular & sustainable future”), se inspirou no termo “Upcycling”, que ilustra o ato de transformar materiais descartados em algo ainda melhor. Todo o universo imagético foi pensado a partir da ideia de se formar algo maior e mais valioso a partir de fragmentos, em recurso gráfico simples e flexível.

“A Upsyde tem como essência fomentar um modelo de smart upcycling como forma de contribuir para um futuro sustentável. O nome da marca tenta capturar essa visão positiva do futuro, ao mesmo tempo em que faz alusão ao core business da empresa”, detalha Mateus Potumati, consultor de identidade verbal da CBA B+G.

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