Reportagem publicada na revista EmbalagemMarca 1-2023
Com o objetivo de levar o vinho a lugares onde garrafas e taças de vidro não conseguem chegar – de forma fácil, simples e descomplicada, sem a necessidade de nenhum acessório, surgiu a Vintimtim. A empresa desenvolveu uma embalagem que pode ser levada para qualquer lugar, mas foca em locais onde garrafas e taças de vidro não são adequadas, como casas noturnas e baladas. Trata-se de uma taça de poliestireno de 187 mililitros, fechada com um lacre de alumínio e com uma tampa protetora de PET.
“O mercado de vinho no Brasil é muito pequeno comparado a países menores. Tanto o desconhecimento do novo consumidor, como a complexidade criada nos rituais exagerados que cercam a vinho, afastam esses novos consumidores e restringem a bebida a uma pequena parcela dos consumidores de bebidas alcoólicas. Com esse cenário, surgiu a ideia de levar o vinho de forma fácil, simples e descomplicada, tipo ‘abriu bebeu’, sem a necessidade de nenhum acessório para abertura e que possa ser apreciado em qualquer lugar onde garrafas e taças de vidro não conseguem chegar”, conta Neia Benegas, co-fundadora da importadora de vinhos naturais La Vinheria e da Vintimtim, marca que estampa as taças.
A taça foi idealizada e desenvolvida pela própria Vintimtim. Elas são injetadas em poliestireno (PS) cristal virgem, em moldes também desenvolvidos pela empresa. A embalagem foi projetada para ser fechada com selo de alumínio, do mesmo tipo utilizado em copos de água mineral, desenvolvido com tecnologia de matérias que não reagem ao vinho. A tampa de PET protege o selo de alumino para que não fure quando colocada em recipiente com gelo, e serve também para fechar a taça em uso posterior na reutilização.
“O importante é que no desenvolvimento queríamos uma experiencia muito diferente da borda do copo de água, que é desconfortável na hora do consumo. Assim conseguimos após quase quarenta modelos, um design elegante com uma borda confortável, sem quinas”, explica Neia.
O sistema de envase do vinho também foi criado pela própria Vintimtim. “Desenvolvemos uma máquina exclusiva e desenhada para o envase das nossas taças. Primeiro construímos a taça e somente a partir dela projetamos a máquina de envase, com capacidade de 1 200 taças por hora”, relata a executiva.
Atualmente, a marca trabalha com vinhos tinto, branco e rosé, de diversos produtores do Brasil, e tem planos para buscar novos mercados. “Buscamos sempre vinhos de qualidade e custo benéfico. Queremos entrar em mercados onde a garrafa não está, como quiosques de praias, feiras e eventos, formaturas, lojas de conveniência, praças de alimentação e restaurantes self service, entre muitos outros pontos”, conclui Neia.
A Vintimtim trabalha com alguns modelos de franquias, como carrinhos, bicicletas e quiosques. Em breve, a marca pretende inaugurar a nossa primeira loja conceito, em um container.