Prolata impulsiona reciclagem de latas de aço em SP

São Paulo assumiu a vice-liderança como o estado que mais reciclou latas de aço por intermédio da Prolata entre os meses de janeiro e março de 2023. Os dados são resultados de um levantamento realizado pela entidade, que é uma associação sem fins lucrativos, focada na cadeia de logística reversa e na destinação correta pós-consumo de latas de aço.

Os paulistas coletaram 2.378,69 toneladas de latas de aço nos primeiros 90 dias do ano. Isso fez com que o estado ocupasse, por ora, o segundo lugar da lista em 2023, pouco atrás do Rio de Janeiro, que coletou 2.519,98 toneladas no mesmo período. O Paraná fecha o ranking com 1.364,22 toneladas de latas de aço coletadas entre janeiro e março.

“Este volume de material reciclado no estado de São Paulo foi impulsionado, entre outras iniciativas, pelas parcerias que temos”, explica a Coordenadora de Projetos da Prolata, Cristine Fulchini. “A construção civil é uma das áreas em que há maior consumo de embalagens de aço. Ter parceria nessa área e garantir a destinação correta desses resíduos é muito importante e simbólico”, pontua.

O convênio entre a associação e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é uma dessas parcerias e tem como objetivo facilitar o processo de logística reversa das latas de aço usadas no setor da construção civil. Ao todo, já são 22 construtoras parceiras, com 156 canteiros de obras cadastrados na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo.

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós-consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

COMENTÁRIOS