Pão de Açúcar e Green Mining testam projeto de reciclagem com rastreabilidade da logística reversa

O Pão de Açúcar firmou uma parceria com a startup Green Mining para implementar um sistema de logística reversa dos materiais entregues nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar, em conjunto com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O projeto-piloto conta com a inauguração de pontos de coleta em três lojas Pão de Açúcar, localizadas na cidade de São Paulo e já recebeu mais de 30 toneladas de materiais recicláveis desde março, quando foi iniciado. As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar possibilitam o descarte de embalagens pós-consumo de vidro, plástico, papel, metal e até de óleo de cozinha.

Após atingir um certo volume de resíduos, é feita a pesagem das embalagens que são registradas no sistema da Green Mining, por meio de tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade. Em duas das estações, os materiais recolhidos são encaminhados para cooperativas parceiras que vendem para usinas de reciclagem, fechando o ciclo da logística reversa. E, na unidade localizada no bairro do Jabaquara, por meio de uma parceria com o Grupo Boticário, existe um incentivo para quem descartar seus materiais, com o pagamento de valor de preço de fábrica por kg de plástico PET verde e transparente, vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues. Para receber pelos recicláveis, é preciso se cadastrar no aplicativo da Green Mining – ao alcançar o valor mínimo de 10 reais, é feito um pix na sexta-feira seguinte.

“A rastreabilidade está em nosso DNA e, com ela, tornamos possível oferecer a transparência sobre cada etapa, garantindo que o material pós-consumo chegue na usina de reciclagem de forma independente. Nossa parceria com o GPA sempre foi muito promissora, pois ambos acreditamos na cooperação e na evolução tecnológica como aliadas do meio ambiente”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

A ação está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA, que tem como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono. “Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa com a Green Mining, que é uma parceira muito próxima e que sempre rende muitos frutos positivos, é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante para combate às mudanças climáticas e educação ambiental junto aos nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável para todos”, afirma Mirella Gomiero, diretora executiva de Sustentabilidade do GPA.

O projeto pode ser adotado por empresas e indústrias que buscam se engajar na economia circular.

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar – Endereços

 Loja 1: Rua Bernardino de Campos, 1033 (Roberto Marinho) / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo, durante o funcionamento das lojas

Loja 2: Rua Voluntários da Pátria, 1723 – Santana / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo, durante o funcionamento das lojas

Loja 3: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2022 – Jabaquara / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h

COMENTÁRIOS