Nivea incentiva projeto de reciclagem de embalagens em condomínios de SP

A Nivea dá mais um importante passo para o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele de sua holding, a Beiersdorf, em um projeto para levar a conscientização sobre recursos circulares às pessoas consumidoras. A marca se uniu ao Instituto Muda para estimular a coleta seletiva de embalagens em 19 condomínios de São Paulo (SP). A parceria instalou 40 contêineres personalizados com a marca Nivea para receber materiais recicláveis, como vidro, PET, papel e papelão, embalagens cartonadas, plástico, aerossol, alumínio, aço e ferro, além de embalagens de cosméticos, e outros 19 de recicláveis especiais para descarte de óleo de cozinha, roupas, eletrônicos, pilhas e cartuchos de impressoras. De novembro a abril, foram coletadas 69,4 toneladas de materiais recicláveis, aproximadamente o peso de quatro tubarões-baleia.

O projeto é uma iniciativa do Grupo de Afinidade de Sustentabilidade Meio Ambiente da companhia, um coletivo multidisciplinar de pessoas colaboradoras que debatem temas para fortalecer a cultura interna da companhia. A parceria com o Instituto Muda vai durar cerca de um ano com a expectativa de impactar e educar 4 mil moradores em mais de mil apartamentos residenciais. “Nossa Agenda de Sustentabilidade é a grande inspiração para esta iniciativa, pois temos metas ambientais importantes para tornar o nosso negócio cada vez mais sustentável e em linha com a responsabilidade que temos com a nossa cadeia de valor. A parceria com o Instituto Muda contribui para alcançar esses objetivos, especialmente ao incentivar o retorno de embalagens para garantir o uso de recursos totalmente circulares, impactando e transformando hábitos das nossas pessoas consumidoras”, diz Ligia Annunziato, líder da Agenda de Sustentabilidade da Nivea.

Semanalmente, o Instituto Muda realiza a coleta dos resíduos e doa para 15 cooperativas de reciclagem: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Glicério; Cooperativa Coopercaps Socorro; Cooperativa Coopercaps Interlagos; Cooperativa Coopercaps Paraisópolis; RECIFRAN – Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem; Programa Reviravolta – Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; Cooperativa de Trabalho e da Coleta Seletiva dos Catadores da Baixada do Glicério; Cooperativa Crescer; Cooperativa Recicla Planet; Cooperativa Viva Bem – Coop. de Prod. dos Trab. em Mat. Rec. de S.P; Cooperativa Tietê; Cooperativa Yougreen; Cooperativa Vitoria Do Belém; Cooperativa Recicla Butantã e Coopermiti.

“Acreditamos que o que é descartável possui grande valor e nossa missão é promover práticas cada vez mais sustentáveis para uma economia mais circular, e que reflita na preservação do meio ambiente. Ter a Nivea como parceira, compartilhando suas metas de sustentabilidade e contribuindo efetivamente neste objetivo nos traz mais motivação para disseminar a importância de uma nova consciência ambiental. Queremos tirar a palavra lixo do dicionário e, com o apoio da Nivea, ficamos mais perto de alcançar este resultado”, comenta Alexandre Furlan Braz, fundador do Instituto Muda.

Em abril e maio, Nivea e o Instituto Muda estiveram presentes em quatro dos 19 condomínios contemplados pela parceria para reforçar a iniciativa e compartilhar informações importantes. Nesses encontros, pessoas voluntárias da Nivea interagiram com moradores sobre as iniciativas de sustentabilidade da companhia e como elas impactam o consumo do dia a dia. Já o instituto contou com uma agente educacional para orientar e esclarecer dúvidas a respeito da reciclagem de embalagens. Em uma atividade lúdica, as pessoas participantes ainda responderam perguntas e giraram uma roleta para ganhar produtos da Nivea, como hidratantes faciais, labiais e corporais, desodorantes, protetores solares e a icônica latinha do Nivea Creme, além de uma ecobag especial da campanha.

O Instituto Muda ainda possui um aplicativo no qual o residente registra cada vez que descarta materiais recicláveis nos contêineres. Neste ambiente, as empresas parceiras, como a NIVEA, premiam as pessoas que mais reciclam com vantagens especiais. A marca proporcionou dois cupons para quem desbloquear os requisitos do projeto de reciclagem: o primeiro com uma oferta de 30 reais de desconto em uma compra acima de 100 reais no site da Nivea; o segundo, com 10% de desconto na compra em qualquer valor. “É a nossa forma de agradecer pelo comprometimento com o meio ambiente e com a iniciativa no dia a dia”, ressalta Ligia Annunziato.

COMENTÁRIOS