Prolata recicla 8,7 mil toneladas de latas de aço no primeiro trimestre de 2023

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. Para reforçar a importância da data, a Prolata, entidade sem fins lucrativos com foco na reciclagem de embalagens de aço, anuncia o resultado dos dados obtidos no primeiro trimestre de 2023 a respeito do tema. Entre janeiro e março deste ano, foram rastreadas cerca de 8,7 mil toneladas de latas de aço pós consumo. Entre os estados, destaque para o Rio de Janeiro, que foi a unidade da federação que mais reciclou nos três primeiros meses, seguido por São Paulo e Paraná.

O tamanho do volume de material reciclado, porém, pode ser ainda mais alto, já que os dados ainda não estão consolidados. “Há alguns parceiros que encaminham volumes retroativos, então certamente estes números irão aumentar nos meses seguintes”, explica Cristine Fulchini, Coordenadora de Projetos do Prolata.

O Rio de Janeiro partiu de 840,49 toneladas de latas de aço coletadas em 2022 para 2.519,98 toneladas, saindo do 6º lugar no ranking direto para a liderança. O estado de São Paulo, por sua vez, caiu da 1° para a segunda posição, com 2.378,69 toneladas nos primeiros três meses de 2023. O Paraná, fecha o pódio com 1.364,22 toneladas de latas de aço pós consumo recicladas no 1º trimestre de 2023.

Atualmente, a Prolata tem parceria com 74 cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, que estão espalhadas por 17 dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A associação também conta com 50 entrepostos e centrais mecanizadas parceiras.

Ainda, entre as parcerias firmadas pela Prolata, destaca-se o acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Através dessa parceria, a Prolata destinou corretamente mais de 330mil kg de latas de aço usadas na construção civil.

“Essas parcerias corroboram que a execução de logística reversa deve ser encaminhada em conjunto. Graças aos parceiros, apoiadores e associados, a Prolata construiu uma trajetória de sucesso”, destaca Thais Fagury, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e da Prolata. As parcerias, inclusive, possibilitaram que a associação chegasse ao expressivo número de 335 pontos de recebimento de materiais espalhados pelo Brasil.

Chamados de Pontos de Recebimento Voluntário (PEVs), esses postos de coleta têm o objetivo de facilitar o descarte correto de embalagens de aço por parte dos consumidores finais. Dos 335, 207 são próprios, da Prolata, e outros 128 são mantidos em parceria com Triciclo Ambipar. Atualmente, os pontos estão distribuídos em 100 cidades brasileiras, em lojas de redes varejistas.

COMENTÁRIOS