Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 tem participação da Klabin

A nova ação do projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 aconteceu em Curitiba (PR), no dia 16 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho) e contou com a participação da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil. Com a participação de 20 gráficas e mais de 50 pessoas, o evento recebeu convidados das principais gráficas da região.   

Com a adesão da primeira empresa nacional, a aliança oferece mais de 600 anos de CNPJ ativos que se consolidaram nos quesitos inovação, qualidade, performance, eficiência e gestão. Jovem, e ao mesmo tempo experiente, o Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 imprimiu sua própria identidade devido à cooperação entre as empresas Eco3, Klabin, Koenig & Bauer e Toyo Ink. A aliança é uma iniciativa para compartilhar conhecimentos e experiências com estudantes, educadores, profissionais, gestores e líderes da indústria gráfica.

Um dos líderes do projeto, Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer, enfatiza os benefícios dessa cooperação. “Nas primeiras apresentações sentimos a energia que os estudantes dos Senais Barueri e Theobaldo de Nigris depositam no presente e no futuro da indústria gráfica brasileira. Na sequência, a Hawaii Gráfica e Editora e a Forma Pack receberam nossos convidados de forma gentil e instrutiva. Esse é um dos efeitos do projeto: vivenciar experiências, conversar, questionar e apontar novos caminhos”, considera Faria.

Outro membro da aliança, Vlamir Marafiotti, da ECO3 (antiga Agfa Offset), ressalta que manter o foco em padrões e normas estabelecidas é fundamental para todos. “Quem ganha com essa robustez da aliança são os convidados que têm informação de ponta sobre softwares, hardwares e insumos que se transformam em impressos de alta qualidade. A gráfica precisar estar por dentro de todas as normas, padrões e certificações para não abandonar a qualidade. Como fornecedor é nosso objetivo manter o cliente informado e atualizado”, destaca Marafiotti.

Também participante do projeto, André Nato Machado, da japonesa Toyo Ink, coleciona histórias interessantes sobre o mercado de tintas. “Levar informação para nossos convidados é o que move o evento. Contamos com empresas que têm experiência para levar inovação, compartilhar novidades e cases que podem influenciar as gráficas brasileiras”, completa Machado.

O Projeto “Gráfico do Futuro – Aliança 360” é uma iniciativa das empresas ECO3 (antiga Agfa Offset), Klabin, Koenig & Bauer e Toyo Ink que oferece temas como inovação, tecnologia e gestão. O objetivo é compartilhar conhecimentos, experiências e contribuir com o desenvolvimento dos profissionais e líderes do setor gráfico.

COMENTÁRIOS