Interpack mostra inovações com foco em tecnologia e sustentabilidade

Sob o título “Welcome Home” a Interpack, maior e mais relevante feira de embalagens do mundo, recebeu milhares de visitantes entre os dias 2 e 10 de maio em Düsseldorf, na Alemanha. De acordo com os organizadores, o evento cumpriu o prometido e superou as expectativas dos expositores: a feira conectou a indústria em nível global e atuou como um mercado e um hub de conteúdo. Visitantes de 155 países compareceram à Interpack 2023. Mais de 2 800 expositores mostraram o poder e a criatividade da indústria de embalagens com suas tecnologias e soluções. Cerca de 143 mil visitantes estiveram na Interpack, dois terços deles procedentes do exterior. Ao lado de muitos países europeus, os maiores visitantes foram Índia, Japão e Estados Unidos. O número de brasileiros presentes também foi considerável.

Marcos Palhares (esquerda) e Flávio Palhares: equipe da revista EmbalagemMarca presente na Interpack

EmbalagemMarca foi a única revista brasileira presente na Interpack – e apresentará as novidades tanto nas plataformas online quanto na edição especial impressa.

Na área de equipamentos, foram apresentadas tecnologias de ponta e conceitos que consideram eficiência e sustentabilidade em toda a linha de produção. “Muitas empresas na indústria de bens de consumo estabeleceram suas próprias metas de sustentabilidade”, diz Richard Clemens, diretor administrativo da Food Processing and Packaging Machinery Association. “Nos últimos anos, os fabricantes de máquinas de embalagem conseguiram implementar conceitos de embalagens sustentáveis ​​por meio de adaptações técnicas correspondentes e soluções de máquinas recém-desenvolvidas. A Interpack é a vitrine das inovações e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o desenvolvimento rumo a uma economia circular sustentável”, resume Clemens.

Muitas soluções incluíram uma série de materiais de embalagem e suprimentos, com foco principalmente no papel e em embalagens plásticas monocamada, exigência cada vez mais presente no mercado europeu.

A organização da feira diz que o feedback dos visitantes foi positivo: 96% dos presentes afirmaram ter alcançado seus objetivos. No final da feira, Bernd Jablonowski, diretor executivo da Messe Düsseldorf, organizadora da Interpack, fez um balanço positivo dos nove dias de evento. “Com a Interpack, finalmente pudemos realizar um dos eventos mais importantes da Messe Düsseldorf novamente. A feira e reforçou sua posição como plataforma global para o intercâmbio entre todos os participantes do setor de embalagens, indústrias de processo relacionadas e todas as indústrias usuárias. Nossas metas foram superadas de longe.”

A próxima Interpack será realizada em Düsseldorf de 7 a 13 de maio de 2026.

COMENTÁRIOS