Em seu relatório de 2022 recentemente publicado, o Grupo Krones integrou, pela primeira vez à sua demonstração financeira, um balanço de suas ações não financeiras, como seus resultados de sustentabilidade, afinal processos sustentáveis são, hoje, parte de todas as decisões estratégicas de negócios da empresa. A principal mensagem do capítulo, que tem cerca de 50 páginas e inclui vários indicadores ESG, é a seguinte: investir em sustentabilidade traz muitos desafios, mas os esforços compensam.
A Krones fez progressos principalmente na implementação de sua estratégia climática. Isso prevê a redução das emissões de CO2 da empresa de 2019 a 2030 em 80%. Desde que o Grupo estabeleceu essa meta em 2020, tem conseguido reduzir as emissões anualmente. Esta é uma evolução que se manteve em 2022.
Mesmo com vendas recordes de 4,2 bilhões de euros e um volume de produção bem elevado, foi possível reduzir as emissões em 22% em relação ao ano anterior. Isso significa que mais da metade da meta de economia definida para 2030 já foi alcançada.
O sucesso precoce não levará a Krones a reduzir o ritmo de proteção do clima, mas sim o contrário, pois ainda existem grandes desafios pela frente. A Krones ainda não considera a opção de ocultar sua própria pegada de carbono comprando certificados de compensação. “A proteção climática razoável significa evitar as emissões desde o início e não as compensar posteriormente”, diz Martina Birk, diretora do Departamento de Sustentabilidade da Krones.
A Krones também estabeleceu uma meta climática para a sua cadeia de suprimentos, considerando fornecedores e clientes. No período de 2019 a 2030, as emissões relacionadas a esta meta devem ser reduzidas em 25%, independentemente do grau de aumento do volume de vendas. “O fato de conciliar o crescimento da empresa com uma menor pegada de carbono nos produtos é, sem dúvida, um dos maiores desafios”, enfatiza Martina Birk.
Os indicadores sociais e de boa governança também apresentaram uma evolução positiva. Os acidentes de trabalho foram reduzidos em 17% em todo o Grupo. Medidas destinadas a reforçar a diversidade de gênero também estão mostrando sucesso. A porcentagem de mulheres aumentou 2% na equipe de direção da companhia e 5% no quadro total. As despesas com doações e patrocínios foram superiores a 1,1 milhão de euros, quase 40% a mais do que em 2021.