Heinz terá 30% de PET reciclado nas embalagens

As embalagens de ketchups, molho barbecue e maionese tradicional da Heinz Brasil passarão a ter 30% de resina PET reciclada em sua composição. A iniciativa integra a meta global da companhia de ter 100% de suas embalagens produzidas com material reciclado, reciclável ou compostável até 2025. As embalagens da marca, até agora fabricadas apenas com plástico virgem, passarão a conter 30% de resina de origem reciclável, sem qualquer mudança em sua cor ou formato. Segundo a Heinz, deixarão de ser utilizadas cerca de 700 toneladas de resina virgem por ano.

“Por que estamos indo com 30% e não com 100%? A embalagem com 100% não é recomendada, apesar de ser possível. Isso porque o mercado de PET reciclado ainda não consegue absorver a demanda de todas as empresas para essa finalidade. Então, ainda é necessário contar com o material virgem”, argumenta Patrícia Dirscherl, diretora R&D LATAM na Kraft Heinz.

A nova embalagem foi desenvolvida em pouco menos de um ano pela Valgroup. Por se tratar de um produto sem adição de aditivos ou conservantes, a Kraft Heinz demandou uma resina PET PCR de qualidade para garantir a integridade do sabor, cheiro e cor do produto.

A Valgroup é também a responsável pela produção da resina reciclada. “Com a nossa resina reciclada de qualidade foi possível manter a aparência do frasco premium, cor e brilho, valorizando o principal que é o produto de Kraft Heinz, sem perder o aspecto visual da mercadoria e conservando as características originais do produto”, diz Pedro Godoy, gerente de projetos da Valgroup, e Tatiane Anjos, coordenadora de sustentabilidade.

A Kraft Heinz está começando a implementar essa mudança no material das embalagens com a marca Heinz, mas a ideia é passar para os outros SKUs da companhia.

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