Garrafa PET com alça colada

A nova garrafa PET com alça colada da KHS reduz o consumo de material em até 30%. Tanto o corpo da garrafa quanto a alça são totalmente recicláveis e feitos de rPET

A KHS continua a inovar em seus recipientes rPET para os setores de produtos de limpeza doméstica e alimentos. Além da alça fixada mecanicamente, a empresa de Dortmund oferece adicionalmente uma solução colada bastante vantajosa para os usuários: a garrafa PET produzida com o processo Preferential Heating e moldada por sopro com estiramento apresenta maior estabilidade do que as atuais alternativas de poliolefinas moldadas por extrusão. Além disso, a colagem permite um contorno mais simples do que nos modelos com a alça grampeada, o que reduz o uso de material e, ao mesmo tempo, aumenta a eficiência no processo de sopro com estiramento. Tanto o corpo da embalagem quanto a alça são 100% recicláveise feitos de PET.

O desenvolvimento da garrafa PET de 2,3 litros com alça colada é o resultado de uma colaboração de um ano e meio entre a KHS e o Laboratório de Inovação do Grupo Logoplaste. O objetivo era projetar um recipiente específico para produtos de limpeza doméstica e fabricá-lo com a menor pegada de carbono possível. Com o lançamento da solução no mercado, o fornecedor do sistema e o Grupo Logoplaste pretendem apoiar os esforços de sustentabilidade no setor.

Consumo de recursos e energia reduzido

Graças à tecnologia de colagem, a KHS é conseguiu reduzir o uso de materiais e energia na produção e, ao mesmo tempo, produzir um recipiente mais estável e, visualmente, de maior qualidade do que as soluções existentes no mercado. Em uma comparação direta, o consumo de recursos no processo de fabricação é até 30% menor; com relação à alça grampeada, a economia é de cerca de 10%. Diferente do método usual de moldagem por extrusão, a produção com moldagem por sopro com estiramento permite um processo de fabricação particularmente eficiente em termos de energia – uma vantagem a se considerar em vista do aumento nos preços de energia e matérias-primas.

Juntamente com o Preferential Heating, a KHS oferece uma tecnologia particularmente precisa e confiável. O processo de aquecimento comprovado e eficiente em termos de energia permite a distribuição homogênea do material na moldagem por sopro com estiramento de recipientes de plástico com formatos irregulares e complexos – o que, por um lado, reduz o uso de recursos e, ao mesmo tempo, aumenta sua estabilidade. O dispositivo de alinhamento do gargalo com exatidão milimétrica como componente opcional permite uma dosagem precisa do produto com a ajuda de tampas bico posicionadas. Por não ter emendas, ao contrário das embalagens convencionais feitas de PEAD ou PP, as novas embalagens PET conseguiram impressionar nos exigentes procedimentos internos de teste de queda.

Com relação à cola, a equipe de desenvolvimento tomou por base os muitos anos de experiência acumulados pela KHS ao longo do projeto Nature MultiPack. A embalagem traz ainda com um plus que favorece o marketing: o material PET transparente permite a visualização do produto. Além disso, os clientes podem criar um design de embalagem personalizado através do programa de serviços Bottles & Shapes da KHS.

COMENTÁRIOS