Fábricas de embalagens da Ball obtêm certificação ASI de sustentabilidade

A Ball Corporation, fabricante de embalagens de alumínio, recebeu a certificação Aluminium Stewardship Initiative (ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre) para ambos os Padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia em sua divisão global de Embalagens de Aerossóis. A divisão de aerossóis da Ball oferece uma variedade de soluções inovadoras de embalagens de alumínio infinitamente recicláveis nas categorias de higiene pessoal, doméstica e de embalagens de bebidas. Isso inclui uma variedade de garrafas de alumínio extrudado de impacto simples e multiuso, bem como recipientes de aerossol inovadores com conteúdo de alumínio primário feitos com fontes de energia de baixo carbono.

A ASI visa impulsionar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor do alumínio e certifica o compromisso de uma empresa com os padrões sociais, ambientais e éticos. O Padrão de Desempenho é uma medida de quanto esforço uma empresa está fazendo para avaliar, gerenciar e divulgar seus impactos ambientais, sociais e de governança. O Padrão da Cadeia de Custódia estabelece requisitos para a criação de uma cadeia de suprimentos transparente e rastreável – abrangendo todas as áreas, desde mineração e refundição até fundição, laminação, fabricação e envase de latas.

A auditoria da ASI cobriu todas as nove fábricas da Ball que se enquadram neste tipo de produção ao redor do mundo, incluindo a que é localizada em Itupeva, no Brasil. Seguem algumas informações relevantes sobre a fábrica em território brasileiro:

Fábrica: Itupeva

Iniciativas consideradas:

D&I: A diversidade faz parte da estratégia da Ball Corporation. A primeira linha de produção operada por mulheres entrou oficialmente em operação em novembro de 2022 em nossa fábrica de Itupeva. A linha criou empregos para mulheres locais, aumentando a eficácia geral dos equipamentos em 2% e adicionando capacidade à fábrica.

Excelência Operacional: Melhor uso de eletricidade e água na fábrica, resultando em reduções ano a ano de 13,9% para uso normalizado de eletricidade e 30,1% para uso normalizado de água.

Responsabilidade Social Corporativa: Compromisso com suas comunidades evidenciado pela doação de US$ 302.338 (cerca de R$ 61.575 na cotação do dólar atual) para apoiar causas beneficentes.

Alcançar a certificação ASI é uma forma de as empresas mostrarem que estão em conformidade com protocolos de sustentabilidade cada vez mais rigorosos. Isso inclui a próxima Diretriz de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa, que deverá ser introduzida pela União Europeia no primeiro semestre de 2023.

“Obter a certificação ASI demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e é resultado de um processo rigoroso”, diz Jay Billings, presidente da divisão de Embalagens de Aerossóis da Ball. “A embalagem de alumínio infinitamente reciclável é um excelente exemplo de circularidade de materiais onde os recursos ficam no sistema, reduzindo os impactos ao meio ambiente. Os esforços de sustentabilidade do nosso negócio de aerossol de alumínio mostram o que pode ser alcançado por meio da definição de metas de redução de materiais e emissões, inovação e, principalmente, parceria com os clientes.”

“A ASI garante os mais altos padrões de sustentabilidade em toda a cadeia de valor do alumínio – desde a mineração até o refino, fundição, fabricação e uso do produto, até o gerenciamento de fim de vida e reciclagem. Ele permite que a indústria do alumínio demonstre claramente responsabilidade e forneça garantia independente e confiável de desempenho”, diz Predrag Ozmo, diretor de sustentabilidade da divisão de Embalagens de Aerossóis da Ball.

A ASI é uma iniciativa global sem fins lucrativos que estabelece padrões que garantem um desempenho sustentável com base nos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e fornece garantia de práticas de produção responsável em toda a cadeia de valor do alumínio. O anúncio da ASI se alinha às metas de sustentabilidade de 2030 da Ball, que incluem garantir que todo o alumínio seja comprado de fontes sustentáveis certificadas e um compromisso de alcançar zero emissões líquidas de carbono antes de 2050 e fazer a transição para 100% de eletricidade renovável até 2030. Alinhando-se com as metas de 2030 da empresa, as operações globais de bebidas de alumínio da Ball também concluíram a certificação ASI.

COMENTÁRIOS