ABRABE recolheu mais de 8 mil garrafas de vidro no Lollapalooza

O vidro ganhou tratamento especial no festival Lollapalooza Brasil 2023, que ocorreu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O Glass Is Good, programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), recolheu mais de 8 mil garrafas de vidro, que vão retornar para serem utilizadas de diversas outras formas. Durante a semana após o festival, a equipe do Glass Is Good trabalhou para que as embalagens tivessem a destinação correta.

Coordenado desde 2019 pela ABRABE, é a primeira vez que o Glass Is Good participa da coleta de vidros no Lollapalooza Brasil. Para Cristiane Foja, presidente-executiva da entidade, é importante que cada vez mais diversos atores, como as indústrias, entidades e população, estejam engajados na rota da sustentabilidade. “A logística reversa de vidro possui seus próprios desafios, dadas as peculiaridades do material, mas estamos cada vez mais comprometidos em contribuir com as práticas sustentáveis em relação ao insumo a partir de diversas iniciativas, como a que participamos no festival”, completa.

Além de reduzir consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO2 na atmosfera, o reuso e a reciclagem do vidro geram empregabilidade para centenas de famílias. Para se ter uma ideia, o Glass Is Good contribui para manter mais de mil vagas de emprego ativas na cadeia. Além disso, o programa recuperou mais de 162 mil toneladas de embalagens de vidro pós-consumo, em parceria com 40 operadores logísticos em 14 estados e mais o Distrito Federal.

COMENTÁRIOS