Startup da Unicamp oferece curso online grátis de Design Thinking

A FM2S Educação e Consultoria, startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece curso gratuito e online de Design Thinking, que foca na resolução de problemas centrada nas reais necessidades das pessoas.

Nesta capacitação, os estudantes aprendem a gerar ideias e soluções inovadoras no ambiente de trabalho, no intuito de oferecer produtos e serviços que supram as demandas de clientes e consumidores. Aqui, o conceito de design é entendido como sendo a melhoria de aspectos funcionais, ergonômicos e visuais de determinado produto, aprimorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. É ideal para empresas que desejam aperfeiçoamento de forma simples, ágil e bem planejada.

“A abordagem do nosso curso se concentra na compreensão profunda de pessoas, suas necessidades, desejos e comportamentos. Mais do que qualquer tecnologia, o ser humano é visto no centro do processo de design. Assim, os alunos terão embasamentos teórico e prático para aplicar as ferramentas para a criação de soluções criativas e inovadoras para problemas complexos, mas mantendo o olhar empático”, explica Virgilio Marques dos Santos, CEO da startup e Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Ao longo das aulas, os estudantes poderão se aprofundar nas cinco etapas do Design Thinking: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste.

Na empatia, aprendem a entender usuários e necessidades por vários métodos, incluindo observação e entrevistas. Em definição, a ideia é identificar problemas-chave a serem resolvidos. Na ideação, os alunos iniciam o processo criativo, com ideias para resolver os problemas.

Em seguida, na prototipagem, ocorre o amadurecimento dessas ideias, com a criação de soluções tangíveis, a serem testadas e aperfeiçoadas. Por último, a fase teste envolve a aplicação das soluções na prática, com os próprios usuários, além de atenção especial ao feedback.

“Por manter o foco na resolução de problemas, o Design Thinking pode ser útil para profissionais em qualquer nível de carreira, área ou empresa, incluindo tecnologia, saúde, educação, governança, entre outras. É uma habilidade importante e requisitada pelas empresas atualmente”, registra o CEO.

As inscrições devem ser feitas em https://ead.fm2s.com.br/curso/design-thinking-gratis/.

Além do curso de Design Thinking, a startup disponibiliza, este mês, outras quatro capacitações grátis de forma inédita, que envolvem habilidades sociais e conhecimentos técnicos.

A primeira, Produtividade na prática para equipes, foca em ensinar metodologias ágeis para boas práticas de produtividade, com foco no coletivo – desde o planejamento e a condução de boas reuniões, até a organização do trabalho cotidiano e a atribuição assertiva de tarefas e responsabilidades.

Outra iniciativa, Lean Logistics, é voltada a profissionais da área de Logística interessados em se destacar no ambiente de trabalho, com foco em melhoria contínua. O conteúdo engloba as principais ferramentas do Lean (como Kanban, Mapeamento do Fluxo de Valor – VSM – e Gestão à vista) e como implementá-las na cadeia logística, trazendo resultados reais (como redução de desperdícios e melhora de processos que agreguem valor aos clientes).

Um curso mais específico é o Diagrama de Ishikawa e Análise de Causa e Efeito, uma das sete ferramentas da Qualidade, com foco em facilitar a identificação de causas de determinados problemas que precisam ser resolvidos, ou de fatores que levam a determinado resultado que se deseja obter.

E, por último, o Gráfico de Pareto, Análise de dados e Gerenciamento de Prioridades, também ferramenta da Qualidade, mas voltada para esforços de melhoria. É útil para compilar problemas gerais (erros, defeitos, feedback de clientes) e, assim, trazer dados para estudos e possíveis ações corretivas.

Todos os cursos trazem conceitos sólidos e exemplos práticos, com casos reais de como aplicar a teoria no dia a dia e no ambiente profissional. Os professores são formados por instituições como Unicamp e Universidade de São Paulo (USP), além de terem ampla vivência em consultorias.

As iniciativas são abertas a todas as pessoas interessadas e as inscrições vão até 31 de março. É possível se inscrever em quantos cursos desejar. O acesso é válido por um ano após a inscrição, com um mês de suporte e certificado incluso.

Serviço

Cursos online: Design Thinking; Produtividade na prática para equipes; Lean Logistics; Diagrama de Ishikawa e Análise de Causa e Efeito; e Gráfico de Pareto, Análise de dados e Gerenciamento de Prioridades

Inscrições: até 31/3, AQUI

Links diretos dos cursos:

Design Thinking

Produtividade na prática para equipes

Lean Logistics

Ishikawa

Pareto

Informações pelo WhatsApp (19) 99132-0984  ou em fm2s.com.br

COMENTÁRIOS