Papirus é certificada como Empresa B

Fabricante de papel cartão passa a integrar uma comunidade global que atende altos padrões de impacto social e ambiental 

Uma das maiores fabricantes de papel cartão do País, a Papirus acaba de se tornar uma Empresa B, certificação internacional que reconhece as empresas social e ambientalmente responsáveis e avalia aspectos relacionados tanto ao meio ambiente quanto às comunidades, à governança, aos colaboradores e clientes. Com isso, a companhia passa a integrar o movimento global por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa.

O processo de verificação realizado pelo Sistema B até a concessão do selo, e que envolveu o atendimento a mais de 200 questões e sua respectiva comprovação, foi realizado em apenas dois anos, prazo curto para uma indústria do porte da Papirus. Isso se justifica pelo fato de que a fabricante de papel cartão já apresentava processos bastante avançados e consolidados em termos de sustentabilidade.

Entre eles, foi a primeira empresa, ainda na década de 50, a utilizar aparas recicladas para a fabricação de papéis do País; avançou no processo de economia circular, estabelecendo todo um ecossistema de captação de aparas pré e pós-consumo; foi pioneira no setor de papel a gerar créditos de reciclagem, em um modelo semelhante ao dos créditos de carbono, além de desenvolver diversas iniciativas sustentáveis na gestão da operação da fábrica, de apoio aos catadores e cooperativas, e de apoio à comunidade na região onde está instalada. Adicionem-se ainda aí a inovação em seu sistema de governança, liderada por um grupo de três CEOs, orientando a companhia para os mesmos objetivos e valores, e as ações para promover o bem-estar e as oportunidades para os seus colaboradores.

“Sermos reconhecidos como Empresa B, e fazermos parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental, é uma grande conquista, pois atesta nossos esforços e compromissos nas diferentes frentes auditadas pelo Sistema B, em iniciativas presentes em nosso dia a dia desde a fundação da companhia, e que seguirão marcando o futuro que queremos construir para a Papirus”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor comercial e de marketing da empresa.

“O processo até a conquista do certificado de empresa B envolveu a avaliação da cadeia de abastecimento, dos fornecedores da Papirus, da operação de fábrica e de logística, e do impacto das atividades na emissão de CO2, entre outras áreas”, conta Antônio Pupim, co-CEO e diretor Industrial e de Supply Chain. “O processo de certificação ratificou o fato de que a Papirus já cumpria todas as questões legais, indo inclusive além disso, como companhia que pratica a sustentabilidade”, acrescenta.

Rubens Martins, co-CEO e diretor Financeiro e de RH, destaca que desde a década de 50, quando iniciou sua jornada de sustentabilidade, a Papirus vem buscando aprimorar sua atuação, cuidando também das pessoas, que são a parte mais importante desse movimento, juntamente com as comunidades, os clientes, os fornecedores e o meio ambiente. “Com esta certificação, fortalecemos a nossa jornada rumo à melhoria contínua, agora integrando uma comunidade global”, ressalta Martins.

Segundo Amando Varella, a necessidade crescente por mais transparência nas práticas sustentáveis das empresas, tem provocado o aumento na procura por papel cartão reciclado, como o Vitacycle, com 40% de material reciclado, sendo 30% pós-consumo. A partir daí, a Papirus avançou no projeto de créditos de reciclagem, um conceito inovador que promove a economia circular, integrando os vários elos da cadeia produtiva do papel de forma sustentável. “São todas iniciativas que traduzem os valores da Papirus, e que estarão presentes no plano de ação traçado para a companhia nos próximos anos”, conclui Varella.

COMENTÁRIOS