Ação de reciclagem de liner engaja consumidores e mostra que é possível gerar valor com resíduos descartados
A ação de reciclagem de liners de produtos autoadesivos, e que agora integra o programa AD Circular, da Avery Dennison, gerido pela Polpel, é um exemplo bem-sucedido no mercado B2B. O projeto entrega uma solução de circularidade para um resíduo complexo, e vem ganhando tração entre as indústrias do setor. Um dos grandes avanços registrados nessa iniciativa foi a utilização da polpa de celulose recuperada na fabricação de papelcartão destinado à fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais, viabilizado pelo envolvimento da MD Papéis no projeto.
Durante a Copa do Mundo, um executivo da Natura, Sérgio Talocchi, e sua esposa, Patrícia Meirelles, resolveram buscar uma destinação para o material que sobrava das figurinhas que os filhos do casal aplicavam no álbum (veja a história aqui) e mobilizaram uma cadeia que já atuava com a recuperação daquele material. “Como somos bastante ligados nessa temática, lembrei que na Natura temos um programa específico de coleta e reciclagem de liners já há alguns anos”, explica Talocchi.
Em pouco tempo, a ação cresceu e envolveu outras pessoas, que passaram a enviar o liner das figurinhas da Copa para a Polpel reciclar. “Enviamos uma mensagem no grupo do nosso prédio, e em alguns dias a mensagem viralizou por São Paulo e chegou a outros estados”, lembra Talocchi. Aos poucos, envolveu também escolas, clubes empresas, instituições variadas, particulares, além de outros condomínios.
O sucesso da iniciativa é consequência da colaboração das diferentes empresas, num claro exemplo de que a caminhada em direção à Economia Circular não é feita de forma individual. Além das já mencionadas Avery Dennison, Polpel, MD Papéis e Natura, a ação tem participação da Dow, líder no fornecimento de silicone para o mercado de liners. A consciência de cada player sobre sua parcela de responsabilidade com os resíduos gerados e a coordenação de esforços liderada pela Polpel vem mostrando resultados expressivos no universo industrial, longe dos olhos do público.
No caso das figurinhas, além de números interessantes (foram reciclados mais de 1 milhão de versos de figurinhas, totalizando mais de 250 kg de liners), entretanto, o mais importante da ação é o recado que ela deixa. As pessoas querem contribuir para o avanço da reciclagem no Brasil. Às vezes, o que falta é motivação, ou um envolvimento capaz de gerar engajamento. Em outros, o que falta é a informação de que já existe uma solução, e que é possível agir. A ideia de Sérgio e Patrícia trouxe a um número grande de pessoas justamente esses ingredientes, mostrando que é possível gerar valor com resíduos descartados.
“Foi uma ideia simples que se multiplicou e se transformou em uma ação importante para o planeta”, ratifica Aldinir Nascimento, diretor de operações da MD Papéis. “Isto prova que, juntos, podemos fazer a diferença. A MD Papéis, recebeu a celulose extraída do liner e a reutilizou na produção de um novo papelcartão, mantendo sua reciclabilidade, evitando o descarte em aterros e lixões, onde demorariam anos para se decompor.”
Renata Campos, líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Dow, também comemora os resultados do projeto. “A transição para uma economia circular é um dos principais objetivos da agenda ESG da Dow, e incluir o papel siliconado na cadeia da circularidade é particularmente importante, já que somos líderes na América Latina no fornecimento de soluções desse tipo de revestimento.”
Já Keyse Ramalho Marques, pessoa responsável pela ação das figurinhas da Copa na Avery Dennison, fabricante de laminados autoadesivos, celebra a maior proximidade com o consumidor “Toda esta história começou antes da Copa, mas mesmo depois do encerramento do evento ainda temos que saber para onde foi este resíduo”, explica. “A Avery Dennison se envolveu desde o começo, e se importa com o desfecho para esta ação, que envolveu um número grande de consumidores.” Segundo Keyse, envolver as pessoas ativamente na reciclagem dos liners das figurinhas ajudou na conscientização de pais, crianças, escolas e comunidades com relação à responsabilidade ambiental e social. “Esperamos que nas próximas edições essa conscientização contagie mais e mais pessoas”, conclui.
“Foi um grande desafio concretizar este projeto. Os liners das figurinhas têm impressões e cores e a polpa celulósica produzida pela Polpel é branqueada, sem pintas ou contaminantes, por isso, foi decisivo a participação da MD Papéis nesse projeto já que não conseguiríamos incluir os liners das figurinhas em nosso processo normal”, contou Ailton Alves, executivo da Polpel, e ele acrescenta que estão disponíveis para outros projetos e já foram sondados para a reciclagem do álbum de figurinhas da copa feminina.