Nova unidade de paletização compacta da Sidel combina robótica com cobótica

A Sidel está ampliando sua gama de paletização com a introdução da RoboAccess_Pal S. Esta nova unidade de paletização de alto desempenho, que será apresentada na Interpack, combina o melhor dos mundos da robótica e da cobótica (robótica colaborativa). Ela constitui uma solução de capacidade exclusiva que proporciona agilidade, operabilidade e compacidade aprimoradas aos segmentos de mercado de produtos alimentícios, de cuidados pessoais e domésticos (FHPC, na sigla em inglês).

Com a introdução da robótica colaborativa na paletização, a Sidel pôde responder à crescente demanda do mercado por células muito compactas e acessíveis, que geralmente substituem operações manuais.

Para linhas mais exigentes, nas quais braços robóticos poderiam oferecer maior desempenho técnico, a Sidel se valeu de seus mais de 50 anos de expertise em paletização para criar uma solução completa multifuncional que combina pouco espaço ocupado com rápido retorno sobre o investimento e maior capacidade de carga e velocidade.

A RoboAccess_Pal S oferece velocidade de até 12 ciclos por minuto e capacidade de carga de até 25 kg, garantindo ao mesmo tempo um rápido retorno sobre o investimento, geralmente de um a dois anos. A solução de paletização oferece um novo patamar de compacidade com uma ocupação de espaço de menos de 12 m² para duas estações com uma altura de palete significativa de 1700 mm.

“Projetamos a RoboAccess_Pal S para ser uma solução que oferece o melhor dos mundos da robótica e da cobótica, atendendo às necessidades de nossos clientes em uma ampla variedade de aplicações e categorias de mercado”, explica Fabien Chiron, Innovation Manager for Palletising Product Line. “Com mais de 1.300 instalações de paletização robótica no mundo todo, a Sidel também tem liderado a implementação de robótica colaborativa desde 2011. Com base nessa expertise combinada, proporcionamos um resultado misto inovador, bem como recursos adicionais totalmente novos.”

A RoboAccess_Pal S integra três novos recursos patenteados para fornecer um nível ainda maior de agilidade, operabilidade e compacidade. Um cabeçote de grampeamento leve de fibra de carbono impresso em 3D ajuda no aumento da capacidade de carga e na redução geral de espaço ocupado pela máquina, proporcionando o manuseio de uma ampla variedade de embalagens secundárias. Além disso, o sistema de proteção dobrável patenteado proporciona recursos Plug & Play, garantindo fácil mobilidade. A Sidel está comprometida a garantir um alto nível de padrões de segurança, e uma cortina física móvel patenteada garante a proteção do operador durante a alimentação e remoção de paletes, além de ajudar a reduzir ainda mais o espaço ocupado pela máquina.

COMENTÁRIOS