Montanha suíça vai sumir da embalagem de Toblerone

A imagem do pico da montanha Matterhorn, um dos símbolos mais conhecidos da Suíça, irá desaparecer das embalagens do chocolate Toblerone. A mudança vai ocorrer porque a Mondelez International vai transferir parte da produção para a Eslováquia a partir de julho.

De acordo com o jornal Aarguer Zeitung, a embalagem será redesenhada para não violar o Swissness Act, lei da Suíça que não permite que símbolos nacionais e cruzes suíças sejam estampados em produtos que não atendam aos determinados critérios estabelecidos.

Com a mudança, o Toblerone não poderá mais se autodenominar como “fabricado na Suíça”. Além da retirada da montanha Matterhorn, outra adaptação na embalagem será a troca da frase “da Suíça” por “estabelecido na Suíça”.

No lugar do símbolo deve ser usado o desenho de uma montanha “genérica”, que não se pareça com a Matterhorn para não violar a lei, mas que ainda lembre aos consumidores do atributo suíço do chocolate.

O Swissness Act está em vigor desde 2017 e visa proteger a marca “Suíça”. Os gêneros alimentícios, por exemplo, podem ser descritos como suíços se pelo menos 80% das matérias-primas vierem da Suíça e se a etapa essencial do trabalho ocorrer no país. O cacau – principal ingrediente do chocolate – entra como exceção, já que não é encontrado no país.

COMENTÁRIOS