A Braskem coletou cerca de 352 mil itens de plástico descartados nos pontos de coleta de resíduos que a empresa levou para o festival Lollapalooza Brasil 2023. A quantidade representa mais do que o dobro do total de itens recolhidos em 2022 (cerca de 130 mil).
A ação Rock and Recycle by Braskem, realizada pelo segundo ano consecutivo no festival, teve como objetivo a conscientização sobre a importância do consumo consciente, descarte correto do plástico e reciclagem. Para isso, foram instalados 4 pontos de coleta de resíduos espalhados pelo Autódromo de Interlagos e mais um estande onde os participantes do festival puderam trocar os itens de plástico consumidos no evento por pontos que valiam brindes como pochetes, brincos, sacolas de ráfia, capas de chuva, cangas, dispositivo de assistência virtual, entre outros.
A ação é mais uma iniciativa da Braskem dentro da plataforma Wemove, criada em 2022, que tem como um dos objetivos levar conscientização ambiental e educar a população sobre reciclagem. “Marcar presença pelo segundo ano consecutivo no LollaBR consolida nossa atuação em termos de sustentabilidade nos grandes festivais de música e reforça a posição da Braskem como empresa comprometida em conscientizar o público sobre a importância da sua participação na economia circular. O número de itens plásticos coletados nesse ano mostra que as pessoas estão cada vez mais engajadas e preocupadas com o descarte correto do material”, explica Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.
A gestão de resíduos do Lollapalooza Brasil 2023 foi feita pela Casa Causa, uma consultoria de estratégia em sustentabilidade com foco no aterro zero. O gerenciamento contemplou, além da coleta, a capacitação de parceiros e prestadores de serviços, bem como a utilização de cooperativas de catadores, que atuaram na separação deste material.
Todo esse processo garante a sustentabilidade da operação do início ao fim, uma vez que o resíduo reciclável coletado retornará à indústria de maneira responsável e consciente e, ainda, o lucro obtido alimentará diversas famílias, gerando empregos e incentivando as comunidades. A cooperativa escolhida para coletar e destinar corretamente o plástico durante o evento foi a Coopercaps, situada em São Paulo e com 19 anos de existência.