Avery Dennison divulga resultados de projetos-piloto do AD Stretch

A Avery Dennison, fornecedora de materiais autoadesivos, realizou o Demo Day, um evento inédito no setor de rótulos e etiquetas, com o objetivo de compartilhar os resultados positivos do AD Stretch, seu programa global de aceleração de startups. O programa já começa a apresentar uma evolução disruptiva na resolução dos grandes desafios inerentes a essa indústria, a partir dos projetos-piloto desenvolvidos pelas startups selecionadas.

Voltado ao ecossistema de startups, o Demo Day contou com a participação de empreendedores, parceiros, convertedores, marcas e colaboradores da Avery Dennison, que puderam conferir os avanços e resultados do primeiro grupo de aceleração do programa, assim como a interação em um painel de discussões e uma sessão de networking entre os presentes. O evento teve sua abertura realizada por Isabela Galli, VP e Gerente Geral da Avery Dennison, Materials Group, na América Latina, e teve a presença de Pascale Wautelet, VP global de R&D da Avery Dennison, Materials Group, e Agustin Stamparin, head de Inovação da Avery Dennison na América Latina, assim como o Presidente Global da divisão de Materials Group da companhia, Hassan Rmaile, que ficou responsável pelo encerramento do encontro.

“O Demo Day tem o objetivo de compartilhar soluções de desafios relacionados à sustentabilidade, maior conexão com consumidores e maior eficiência da cadeia de fornecimento. Tudo isso torna-se possível quando se tem uma visão clara, trabalho colaborativo e a determinação necessária para transformar ideias em realidade. É sobre empoderar empreendedores e times corporativos para alcançar seus objetivos e juntos, criar um impacto positivo”, diz Isabela Galli.

Lançado há um ano pela Avery Dennison, o AD Stretch é um programa pioneiro da indústria de rótulos e etiquetas, que busca startups com soluções que se enquadrem nas áreas dos desafios regionais, que tenham um produto no mercado e tração de vendas, e que possuam recursos durante a duração do programa para realizar um piloto bem-sucedido. De acordo com Upma Arora, Líder Global do AD Stretch, a missão da iniciativa é expandir o potencial de inovação em todo o mundo. As corporações precisam abrir proativamente as portas para fluxos de ideias bidirecionais, para que se possa evoluir e inovar além das capacidades de hoje.

“O AD Stretch é uma chance real de se beneficiar de nossa experiência, infraestrutura e recursos estabelecidos sem sacrificar sua independência ou retornos futuros. Para a Avery Dennison, podemos nos beneficiar de sua abordagem destemida à inovação e disposição para desafiar as visões estabelecidas. Nossos inovadores internos são inspirados por novos insights, que podem gerar ideias muito mais radicais para impulsionar o setor”, destaca a executiva.

A primeira etapa do AD Stretch, lançada no começo de 2022, foi voltada aos países da Ásia e da América Latina. “Esta é a primeira vez que trabalhamos com inovação aberta na América Latina, é uma porta que abrimos e que nunca fecharemos. Trata-se de paixão, de pessoas apaixonadas por encontrar novas soluções. Tudo isso é contagiante, e estamos apenas começando!” – comenta Agustin Stamparin, head de inovação da companhia na América Latina. Após uma resposta bastante positiva e o alto envolvimento da comunidade de startups nessa primeira fase – unindo a experiência e a escala global da Avery Dennison com empresas e inventores promissores para colaborar e crescer juntos nas diferentes regiões do mundo -, a segunda etapa do programa está em andamento, através da seleção de um novo grupo de startups, que trabalharão nos desafios de países da Europa, América do Norte, Oriente Médio e Norte da África.

“Juntos podemos mudar o cenário empresarial não só na América Latina, mas no mundo todo. No Demo Day, tivemos startups de diferentes países, liderando projetos na América Latina e na Ásia, o que significa que há oportunidades para outros negócios, de qualquer lugar, juntarem-se a nós e construirmos múltiplos caminhos para uma inovação mais rápida, em prol da sustentabilidade e criação de valor. Estamos entusiasmados com a jornada até agora e adoraríamos que novas startups se juntassem a nós em nossas próximas coortes, aqui ou em qualquer outro lugar do mundo”, destaca Hassan Rmaile.

Confira abaixo as startups participantes do AD Stretch e conheça um pouco mais sobre seus projetos em desenvolvimento na América Latina:

CollectID

Piloto de gatilhos digitais em embelezamentos, que conta com etiquetas NFC encriptadas e prontas para smartphones com NFTs (fichas não fungíveis), seguras e imutáveis, que garantem a autenticidade de determinado produto com apenas um toque no smartphone.

FL Technology

Ao combinar ciência dos materiais poliméricos com a fisiologia vegetal, a startup criou um nanomaterial que pode simultaneamente remover o etileno e inibir o crescimento de bactérias que causam decomposição, o qual é aplicado no armazenamento verde de frutas.

Makegrowlab

A Makegrowlab apresentou a possibilidade de utilizar nova geração de materiais e recursos para a substituição de combustíveis fósseis em embalagens, têxtil e outros, ao criar uma solução que seja durável e passível de composição doméstica como uma grande alternativa ao papel e folhas revestidas de plástico.

Varcode

A startup criou uma solução acessível para dados de monitoramento de tempo e temperatura sem o uso adicional de baterias ou equipamentos eletrônicos com o objetivo de melhorar a segurança, qualidade e sustentabilidade de produtos perecíveis até o último momento.

Wastelabs

A Wastelabs desenvolveu uma plataforma de Inteligência Artificial que otimiza a logística de descarte de resíduos para reciclagem, incentivando os grandes fabricantes a produzirem mais produtos a partir de materiais reciclados.

Arylla

A startup desenvolveu uma gama de soluções para diversos sistemas de impressão que irão proporcionar, com precisão, informações para o consumidor final sobre onde e como determinado produto foi feito por meio de um QR Code.

Cellr

A Cellr apresentou uma solução tecnológica concebida para ajudar as marcas de vinhos e aguardentes da América Latina a envolverem-se melhor com os seus clientes. A solução otimiza os pontos de dados, permitindo a proteção da marca e melhora a interação da mesma com o consumidor.

GreenPlat

Focada em tecnologia limpa, a startup criou uma tecnologia baseada na arquitetura da cadeia de blocos ESG para soluções ambientais. O software desenvolvido pela GreenPlat substitui o controle manual sobre a produção de resíduos, emissões de CO2, energia e consumo de água.

StaTwig

Uma solução de ponta a ponta que dá às indústrias alimentares e farmacêuticas uma visão de ponta a ponta sobre onde se encontram os produtos em qualquer altura, permitindo-lhes tomar melhores decisões na cadeia de abastecimento.

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