AMP realiza ação com catadores na Bahia

A Ardagh Metal Packaging (AMP), fabricante de latas de alumínio para bebidas, leva à cidade de Alagoinhas (BA) uma iniciativa social que irá melhorar as condições de trabalho e renda de 31 catadores locais. A ação é chamada de PIMPEX, uma tecnologia social desenvolvida pela ONG Pimp My Carroça, um movimento que atua desde 2012 na luta por mais visibilidade e geração de renda de catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio da arte, sensibilização, tecnologia, participação coletiva e mobilização social. O evento será realizado em 25 de março, na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas, conhecida como Coral, com uma oficina inédita para reforma das carroças, palestras educativas sobre o meio ambiente e economia circular, entre outras atividades.

Elisangela Matos, diretora de sustentabilidade da AMP

A ação contará com a participação dos 31 cooperados de Alagoinhas, que irão receber cinco carroças reformadas e dez carroças novas, além de diversos voluntários da Ardagh. “Esse projeto pioneiro faz parte do nosso objetivo em contribuir com o impacto social e econômico em torno da reciclagem, valorizando o trabalho das cooperativas e de seus catadores. Com a iniciativa, buscamos promover empoderamento e bem-estar à comunidade local, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as regiões em que atuamos”, explica a diretora de sustentabilidade da AMP, Elisangela Matos.

Na ocasião, os catadores se reúnem em um espaço ao ar livre da cooperativa enquanto os artistas transformam suas carroças em obras de arte inspirados nos desejos dos profissionais da reciclagem. O interessante é que escolhem em conjunto como será a pintura, bem como as cores, os desenhos e as frases. Enquanto a carroça fica mais segura, funcional, personalizada e bonita, diversas atrações ocorrem simultaneamente.

A ideia é que o catador possa aproveitar um dia de lazer, saúde e bem-estar, com o atendimento de uma fisioterapeuta, para massagens, e manicures. “Estamos muito felizes que essa iniciativa chegou à Alagoinhas, permitindo melhores condições de trabalho e renda aos nossos cooperados. Certamente será uma ação social inesquecível. Uma conquista que traz muita visibilidade ao nosso trabalho e nos empodera”, comemora Rosa Meire de Queiroz, sócia-fundadora e presidente da cooperativa Coral, que recebe a ação em Alagoinhas, na Bahia.

Ao final, o profissional da reciclagem contará com uma carroça novinha em folha e pintada por um grafiteiro. O catador também recebe um kit de segurança, composto por itens como boné, capa de chuva, camisetas com fitas refletivas e luvas, que ajudam no dia a dia da coleta pelas ruas e estimulam o uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por seu ineditismo, a ocasião contará com a presença do Mundano, artista reconhecido internacionalmente por seu grafite e ativismo socioambiental, e que é fundador do Pimp My Carroça.

Panorama da reciclagem e da economia circular no Brasil

De acordo com dados da Abralatas, o Brasil reciclou 98,7% das 33 bilhões latas consumidas em 2021. Um índice que coloca o país anualmente como um campeão mundial de excelência em economia circular. Conforme indica o Anuário da Reciclagem de 2022, nota-se cada vez mais a relevância da economia circular e da logística reversa para a manutenção da sustentabilidade do planeta e, principalmente, a importância que os catadores e suas organizações têm para a cadeia da reciclagem.

Segundo o anuário, num país com a dimensão do Brasil, que ainda convive com problemas de descarte indevido de resíduos e coleta seletiva incipiente em muitas regiões, acompanhar e incentivar o trabalho das associações e cooperativas ainda se faz extremamente necessário.

No refere aos avanços sustentáveis no país, o documento aponta que é preciso incorporar os catadores nos debates e na construção das estratégias que buscam materializar a economia circular, tanto para protagonizar esses profissionais como elementos-chave do processo, quanto para valorizar a experiência e o conhecimento que eles adquiriram no contato direto com os materiais.

COMENTÁRIOS