Coca-Cola amplia uso de tethered caps na Europa

Aliado a novo gargalo, sistema de fechamento deixa embalagem 20% mais leve

A Coca-Cola Company anunciou que está ampliando o uso de tampas acopladas (tethered caps) de polietileno para seus refrigerantes em garrafas PET na Europa. Amparada pela Diretiva de Plásticos de Uso Único da União Européia (UE), a tampa foi projetada para permanecer presa à garrafa, diminuindo a probabilidade de ser jogada no lixo e aumentando a possibilidade de ser reciclada.

Mais de 400 milhões de tampas foram já foram aplicadas até o momento nas linhas de engarrafamento da Coca-Cola na Alemanha, Espanha e Reino Unido, e agora a implementação do sistema está sendo ampliada para as outras fábricas da empresa na Europa. A Diretiva da UE 2019/204 exige que as garrafas plásticas de bebidas de até 3 litros tenham tampas que permaneçam presas ao recipiente durante todo o uso pretendido a partir de julho de 2024. A meta da Coca-Cola é tornar 100% de suas embalagens recicláveis globalmente até 2025.

Mantendo uma experiência de usuário conveniente e confortável, além da segurança e proteção do produto, a nova tampa, produzida pela Berry, apresenta uma faixa especial inviolável que, uma vez quebrada, não afeta a capacidade de a tampa de permanecer presa e não atrapalha o consumo, podendo ser facilmente refechada.

A tampa é baseada na solução com a dobradiça CompactFlip, patenteada pela Berry. É a primeira a ser usada em conjunto com o novo gargalo GME30.40 leve de 26mm, desenvolvido pelo Grupo de Plásticos de Uso Único Cetie (Centro Técnico Internacional para Engarrafamento), do qual a Berry faz parte. O novo acabamento do gargalo oferece uma economia de mais de 1 grama em PET em comparação com o gargalo PCO-1881 atual. Combinado com uma redução de peso de 10% da tampa, a nova embalagem agora é cerca de 20% mais leve que a versão PCO-1881.

COMENTÁRIOS