A Pindorama, cujo nome significa em Tupi-guarani, região das palmeiras ou terra livre do mal, fez sua estreia, em 2017, no mercado português, devido às facilidades iniciais oferecidas pelo país. Em 2021, após um resultado consistente de vendas na Europa, a marca iniciou sua comercialização no Brasil, chegando a pontos de venda no Rio de Janeiro e São Paulo.
Para marcar sua expansão, a marca lança agora a Pindorama Ouro, uma cachaça suave, delicada e elegante. Possui cor amarelo-palha, acidez baixa e sensação aveludada na boca, com armazenamento feito em tonéis de Amburana, que proporciona um aroma com notas adocicadas e remetem a especiarias, baunilha e mel.
No centro do rótulo, desenvolvido por Oveja & Remi, escritório argentino de design, que também criou o rótulo oficial, se destaca a imagem de uma mulher, inspirada na Iara, a deusa das águas. Ela encontra-se dentro de uma canoa, levando um barril de cachaça rio acima, acompanhada de um boto-rosa, espécie nativa da Amazônia, que simboliza fertilidade e encontra-se em perigo de extinção, elementos que a Pindorama sempre apostou para ilustrar a multiplicidade de nossa população. O teor alcoólico da Pindorama Ouro é de 42%. A garrafa francesa da Saverglass tem 700 mililitros e está prevista para ser exportada para a Europa a partir de abril deste ano.
A Pindorama Ouro provém do estoque que é armazenado em madeiras brasileiras na medida de um décimo da produção anual da marca. A Pindorama Amburana é a primeira de uma série, que contará em breve com Jequitibá-rosa e Bálsamo. Para cada barril usado na produção da linha Ouro são plantadas dez árvores da mesma espécie na propriedade, reforçando o compromisso da marca com iniciativas que tornaram o projeto consciente nas diretrizes de ESG.
A produção atualmente está em torno de 40 mil litros por ano. “A ideia é chegar em 2028, aos 75 mil litros”, diz Rafael Daló, um dos sócios e diretor criativo da marca.