Malásia cria embalagem flexível para alimentos com plástico retirado do mar

Na Malásia, uma marca premium de macarrão instantâneo agora está disponível em uma embalagem plástica flexível feita com 30% de conteúdo de plástico PCR certificado. Lançada nos principais pontos de venda do país, a embalagem é inédita no mundo.

O desenvolvimento é o resultado de uma colaboração da cadeia de valor que visa trazer o plástico proveniente do oceano de volta ao fluxo de material circular para conversão em embalagens flexíveis de alta qualidade.

A embalagem foi desenvolvida pela Scientex, produtora de filme stretch sediada na Malásia. A empresa usou o polipropileno circular certificado da Sabic, um grade pertencente ao portfólio Trucircle da empresa, para produzir o filme para a embalagem. O PP tem 30% de plástico retirado do mar.

O plástico retirado do oceano (OPB) utilizado no projeto é recuperado e convertido em óleo de pirólise em um processo de reciclagem química. A Sabic usa esse óleo como matéria-prima alternativa para produzir polímero PP circular certificado para posterior processamento em filme BOPP. A Scientex então fabrica e imprime os pacotes de macarrão com este filme. Toda a cadeia do OBP, desde a coleta até a embalagem final, é rastreada e certificada.

COMENTÁRIOS