Embalagem sustentável prolonga vida de produtos agrícolas

Maracujá colombiano vai usar a embalagem produzida com resina reciclada quimicamente

A Basf e a StePac, de Israel, se juntaram para criar a próxima geração de embalagens sustentáveis especificamente para o setor de produtos agrícolas frescos. Fornecendo à StePac seu Ultramid Ccycled, uma poliamida derivada de reciclagem química, a Basf irá proporcionar ao seu parceiro uma maior flexibilidade para promover novos formatos de embalagens para um padrão sustentável no escopo da economia circular.

A StePac, especializada no desenvolvimento de soluções avançadas de embalagens funcionais, é pioneira no uso de plásticos reciclados quimicamente para a embalagem de produtos perecíveis frescos. A empresa recebeu recentemente a certificação REDcert2 para incorporar poliamida 6 quimicamente reciclada em suas embalagens flexíveis com atmosfera modificada (MAP). Suas duas marcas, Xgo e Xtend, são baseadas na tecnologia MAP com controle de umidade integrado que retarda a respiração dentro da embalagem, atrasa os processos de envelhecimento, inibe a decomposição microbiana e preserva a qualidade e o valor nutricional do produto durante o armazenamento prolongado. A poliamida Ultramid Ccycled representará 30% do material de embalagem, com opções de integração de uma porcentagem maior.

“Essa aliança ajudará a encontrar um equilíbrio entre a criação de embalagens plásticas que sejam tão sustentáveis quanto possível para manter os produtos frescos por mais tempo, através do uso mais prudente de filmes plásticos”, disse Gary Ward, gerente de desenvolvimento de negócios da StePac.

A reciclagem química envolve principalmente resíduos plásticos que seriam usados para recuperação energética ou descarte em aterros. Ela complementa a reciclagem mecânica, acelerando uma economia circular ao produzir plástico reciclado de qualidade alimentar. “Em um processo termoquímico, nossos parceiros obtêm matéria prima reciclada desses plásticos pós consumo. Usando uma abordagem de balanço de massa, a resina pode ser atribuída a produtos específicos, como o Ultramid Ccycled”, explica Dominik Winter, vice-presidente de negócios europeus de poliamidas da Basf. “Isso ajuda a substituir matérias primas fósseis e é um passo importante em direção à circularidade. Como os plásticos reciclados quimicamente têm a mesma qualidade e segurança do material virgem, o escopo dos plásticos que podem ser reciclados para embalagens de produtos frescos é ampliado.”

O produtor colombiano de maracujá Jardin Exotics será a primeira empresa a usar a nova marca de embalagem Xgo Circular para exportar as frutas para a Europa por navio. A manutenção da embalagem de origem no ponto de varejo final também elimina a necessidade de reembalagem após a chegada.

COMENTÁRIOS