Copos recolhidos na São Silvestre serão transformados em móveis escolares

A ação de reciclagem na 97ª Corrida Internacional de São Silvestre promovida pelo Movimento Plástico Transforma, em parceria com a Yescom, coletou cerca de 1500 quilos de copos plásticos. O material recolhido ao longo dos 15 quilômetros de percurso da corrida foi transportado até uma gestora de resíduos para triagem, que então encaminhará o material triado para uma recicladora que fará a reciclagem e, posteriormente, será transformado em mesas e cadeiras a serem doadas para escolas.

Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público. Segundo Simone Carvalho, membro do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, parte da população não conhece o poder da transformação do plástico e de como a coleta seletiva e a reciclagem são importantes para favorecer um planeta mais sustentável.

Em 2021, a ação transformou os copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras, que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo. Já em 2019, as embalagens foram transformadas em 1.800 lixeiras, doadas a escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior do estado.

COMENTÁRIOS