A Samsung aproveitou a Copa do Mundo para lançar a ação “Cadeira Cativa”, que incentiva os consumidores que adquirirem uma nova TV da marca a utilizarem a própria caixa de papelão ondulado que acondiciona o produto para criar um banco e, dessa forma, contar com a presença de convidados para assistir aos jogos.
A Samsung aplicou o conceito do Eco Packaging nessa ação especial, desenvolvida em conjunto com a agência Cheil, em que incentiva a todos os clientes a reutilizarem a embalagem dos produtos ao invés de descartá-la. O banco foi pensado para trazer praticidade, além de um design moderno e somar à mobília da casa.
“Dar as ferramentas que inspiram a criatividade das pessoas é a fórmula vital para fomentar uma verdadeira rotina sustentável. Combinar um momento marcante quanto o Mundial a uma iniciativa tão importante como o Eco Packaging traduz o objetivo da Samsung em alcançar um futuro melhor por meio de ações simples que causam um efeito positivo na sociedade”, diz Thiago Cesar Silva, diretor de marketing para a divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
“Idealizamos a iniciativa para conectar o fato de a Samsung ter o maior portfólio de telas grandes do mercado ao encontro da galera em casa para assistir aos jogos da copa, momento o qual quanto mais gente tem para torcer, melhor”, afirma Felipe Andrade, diretor executivo de Criação da Cheil.
Além do banco, no site www.samsung-ecopackage.com é possível conferir outros exemplos de objetos que podem ser montados.
O projeto Eco-Packaging, especificamente, surgiu em 2019 no C-Lab, programa de startups da Samsung, e foi rapidamente implementado no ano seguinte em diversos países. Os três criadores – Jonathan Whang, Sungdo Son e Daehee Yoon – apresentaram a proposta à unidade de negócios, que a transformou em produto. Em cerca de um ano, a ideia já tinha sido implementada nas embalagens das TVs Samsung e, atualmente, foi ampliada para as caixas de novos produtos, como monitores e eletrodomésticos.