Pepsico apresenta nova meta e aposta em opções de embalagens reutilizáveis

A PepsiCo anunciou sua meta global que visa dobrar a porcentagem de embalagens reutilizáveis em seu portfólio de bebidas, passando de 10% para 20% até 2030. Essa ambição faz parte de PepsiCo Positive (pep+), transformação estratégica de negócios de ponta a ponta da empresa, que coloca a sustentabilidade e as pessoas no centro de como cria crescimento e valor.

Oferecer seu portfólio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de modo inovador, eliminando a necessidade do plástico virgem de uso único não é novidade para a PepsiCo – que tem empregado essa iniciativa por meio de sua Visão de Embalagem Sustentável desde 2018, quando a PepsiCo investiu mais de US$ 3,2 bilhões para adquirir a Soda Stream, principal plataforma de reutilização do mundo, e expressou seu compromisso com uma economia circular para plásticos ao se unir ao Compromisso Global da Nova Economia de Plásticos. A reutilização também é importante para atingir as metas da PepsiCo de reduzir o plástico virgem em 50% até 2030 e se tornar Net Zero até 2040, e o progresso em direção a essas metas também será impulsionado — em parceria com nossos engarrafadores — aumentando o conteúdo reciclado em nossas embalagens em todo o mundo.

Alinhada com a estratégia “Reuse – Rethinking Packaging”, da Ellen MacArthur Foundation, a PepsiCo buscará, por meio de quatro iniciativas-chave, atingir sua nova meta de embalagens, incluindo: a expansão de seus negócios Soda Stream, tanto em casa quanto nos locais de trabalho por meio da Soda Stream Professional; desenvolvendo a sua oferta de garrafas de plástico retornável (PET) e vidro em parceria com engarrafadores da PepsiCo; o crescimento de seus negócios de bebidas em recipientes reutilizáveis; e a aceleração do crescimento do uso de pós e concentrados.

A PepsiCo tem mais de 80 mercados em todo o mundo que oferecem soluções de embalagem reutilizáveis, incluindo:

A ampla disponibilidade internacional da Soda Stream e da Soda Stream Professional e seu crescimento contínuo permitem que os consumidores reinventem a forma como consomem algumas das marcas de bebidas mais amadas do mundo e personalizem suas escolhas em recipientes reutilizáveis, eliminando potencialmente a necessidade de mais de 200 bilhões de garrafas plásticas até 2030.

Programas para vidro e plástico reutilizáveis e retornáveis nos principais mercados, incluindo México, Guatemala, Colômbia, Chile, Alemanha e Filipinas.

“Trabalharemos junto ao nosso time global e parceiros locais para trazer ao Brasil as inovações e opções de embalagens reutilizáveis que estão sendo implementadas nos demais mercados, e assim, avançarmos em nossa agenda de economia circular, alinhado à estratégia PepsiCo Positive, visando uma transformação de ponta a ponta, para as pessoas e o planeta. Queremos que os nossos consumidores e consumidoras possam desfrutar das nossas marcas, como Gatorade, sabendo de todo o esforço conjunto que temos por trás desses produtos, buscando diminuir a utilização de plásticos de uso único”, afirma Ricardo Maldonado, vice-presidente de Bebidas para o Brasil e Cone Sul da PepsiCo.

A PepsiCo continuará trabalhando com diversos parceiros para desenvolver uma nova infraestrutura para suportar modelos de reutilização e refil. Mais recentemente, a PepsiCo juntou-se ao Consórcio NextGen da Closed Loop Partners. Por meio do consórcio, está trabalhando em colaboração com as partes interessadas em toda a cadeia de valor para projetar e testar novos modelos para permitir o aumento de escala de recipientes reutilizáveis, um componente crítico do suporte a uma infraestrutura de reutilização ao lado de fontes de bebidas.

COMENTÁRIOS