Ilhabela recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

A cidade de Ilhabela, no litoral paulista, passa a contar com 9 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta exclusivamente de vidro, que será destinado à reciclagem. Os containers estão espalhados por locais públicos e privados, em pontos estratégicos para o descarte.

A instalação dos PEVs tem como propósito aumentar a circularidade do vidro no Brasil e é liderado pela Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo.

Além de Ilhabela, os containers estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras e a meta é chegar a 1.500 pontos até 2025.

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação.

Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

Criado pela Verallia, o programa Vidro Vira Vidro tem expectativa de coletar 24 mil toneladas de caco por ano, que ajudará a reduzir as emissões CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem. A coleta será operacionalizada por meio de parcerias com empresas beneficiadoras. Na cidade de Ilhabela, a beneficiadora Massfix fará a coleta.

Um dos diferenciais dos containers que são utilizados é que possuem tecnologia de sensor que permite otimização da logística, de forma que o caminhão se dirija ao PEV somente quando houver necessidade.

Endereços

1 – Av. Julião de Moura Negrão, PCA. CEL. – 177 (Vila);

2 – Av. Princesa Isabel, 423 (Perequê) – 2 PEVs;

3 – Rua da Padroeira, 14 (Vila);

4 – Rua Dr. Carvalho, 184 (Vila);

5 – Av. Brasil, prox. ao nº 916 (Piuva);

6 – Av. Princesa Isabel, 2692 (Barra Velha);

7 – Av. Riachuelo prox. ao nº 5720 (Praia Grande);

8 – Praia do Curral.

COMENTÁRIOS