Iconic Lubrificantes passa a utilizar resina reciclada em bombonas de 20 litros

A Iconic Lubrificantes, fabricante das marcas Texaco e Ipiranga, adotou bombonas de 20 litros produzidas com resina reciclada pós-consumo (PCR). Os testes de laboratório, transporte, envase e empilhamento foram realizados, ao longo dos últimos seis meses, em parceria com a Raízes Embalagens.

As primeiras embalagens serão produzidas exclusivamente na cor preta e com identificação para apresentar o uso de material reciclado. A bombona conta com uma estrutura monocamada, que tem cerca de 20% de resina reciclável em sua composição, e expectativa de chegar ao mercado até o final deste ano. O uso do material reciclado também está sendo analisado e testado em frascos de 1 litro da Iconic.

As avaliações para as bombonas de 20 litros e frascos de 1 litro, além dos parâmetros de sustentabilidade, também seguem critérios elevados de excelência e qualidade para evitar, por exemplo, qualquer possiblidade de formação de rachaduras, reconhecidas no mercado como “stress cracking” e quaisquer outros problemas estruturais. A companhia ainda avalia a evolução do projeto – o que possibilita aplicação de maior uso percentual da resina reciclável nas embalagens, com perspectiva de serem disponibilizadas ao consumidor em 2023.

“Desejamos que nossos produtos tenham embalagens que sigam todos os preceitos da demanda global de ESG para fomentar a economia circular, a reciclagem e a destinação correta de resíduos”, afirma Amanda Costa, especialista de sustentabilidade da Iconic. O recolhimento destas embalagens é gerido pelo Instituto Jogue Limpo, especialista em logística reversa.

COMENTÁRIOS