O Grupo Ferrero dá mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, comprometendo-se a que 100% das suas embalagens sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Em comunicado, a empresa informa que esse objetivo foi alcançado em 83% no ano de 2021.
Para alcançar os objetivos definidos o Grupo Ferrero está focado em quatro áreas que vão marcar a sua atividade nos próximos três anos: o desenvolvimento e reformulação de embalagens existentes, a I+D na Inovação, a associação com instituições nacionais de gestão de resíduos e a educação dos consumidores para completar uma transição de êxito em direção a uma economia circular, a par com ações para eliminar o desperdício.
No âmbito desse compromisso e para “alcançar uma atividade mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente”, vai ser lançada uma nova embalagem com um “design ecológico para a sua linha de chocolates Ferrero Rocher”.
É uma caixa totalmente em polipropileno (PP), mais fácil de reciclar e que reduz a pegada de carbono em 30% face às caixas anteriores, mantendo a icónica transparência da embalagem e a qualidade do produto garantida. Esta reformulação foi implementada pela primeira vez em setembro de 2021 nas caixas de 16 e 30 peças e será faseada na caixa de oferta de 24 peças a partir de 2023.
Desde a introdução destas embalagens, há pouco mais de um ano, deixaram de ser usadas aproximadamente 2 000 toneladas de plástico, resultante de um uso de cerca de menos 40% de materiais nas embalagens de 16 e 30 peças. Assim que a implementação destas embalagens ecológicas esteja finalizada, em todo o portfólio Ferrero Rocher, estima-se que se evite o uso desnecessário de cerca de 10 000 toneladas de plástico.