Verallia amplia capacidade produtiva no Brasil

A Verallia, fabricante de embalagens de vidro, realizou, no último dia 9 de novembro, o acendimento do novo forno de sua fábrica em Jacutinga (MG). Isso significa que a partir de dezembro já começam a ser produzidas embalagens de vidro também neste segundo forno.

A fábrica mineira da Verallia, somando os dois fornos, passará a produzir cerca de 2,5 milhões de garrafas diárias. A ampliação da fábrica de Jacutinga visa atender principalmente aos segmentos cervejeiro e alcoólico do mercado interno com embalagens de vidro nas cores âmbar e verde.

“O momento de acendimento do forno é simbólico e característico na indústria vidreira. Como temos um processo térmico, acender o forno é um marco do início da operação”, afirma Quintin Testa, diretor geral da Verallia América Latina. “Mais do que isso, esse momento tem um valor muito importante. Representa aumento de capacidade, abastecimento do mercado, novas possibilidades para clientes atuais e novos. Temos muito orgulho de ver crescerem de forma significativa nossos negócios no Brasil”, ele acrescenta.

A fábrica de Jacutinga é uma das mais modernas no mundo na fabricação de vidros e uma das melhores em performance técnica e com os mais altos padrões de qualidade exigidos neste mercado. Na expansão da fábrica foi instalada uma máquina de última geração, que produz aproximadamente 50% a mais de embalagens do que as máquinas convencionais. A fábrica é a que apresenta a menor emissão de CO2 entre todas as plantas da empresa no mundo. Do ponto de vista de resíduos, 100% do resíduo sólido retorna ao processo produtivo como matéria de prima. Adicionalmente, a planta conta com uma moderna estação de tratamento de efluentes, doméstico e industrial, em circuito fechado. Todo efluente tratado neste sistema é reaproveitado internamente, sem descarte externo, reduzindo, assim, o consumo de água.

O total de investimento feito pela Verallia em Jacutinga, cuja primeira fase foi inaugurada em 2019, ultrapassa 137 milhões de euros. Somente na expansão do segundo forno, foram investidos 60 milhões de euros, e a expansão permitiu gerar novos empregos. Atualmente, são cerca de 275 colaboradores diretos em Jacutinga. Ao longo da construção do segundo forno, o contingente de terceiros chegou a 1 000 colaboradores. 

COMENTÁRIOS