A Procter & Gamble fez uma parceria com a Paboco para realizar um teste para sua marca de amaciantes Lenor em garrafas à base de papel de ‘primeira geração’ na Holanda. O projeto piloto pretende levar 120 000 garrafas de papel às prateleiras de uma rede de supermercados no início de 2023.
As garrafas são feitas de fibras de papel de fontes certificadas pelo FSC, mas utilizam uma camada interna de plástico reciclado, que as empresas dizem que ajudará a evitar vazamentos e garantir que o aroma do produto seja retido.
Além disso, as empresas anunciaram sua intenção de utilizar outras formas de impermeabilizar a embalagem que possibilite a reciclagem completa. Segundo a Procter & Gamble, a garrafa já é reciclável em alguns países da União Europeia, e o processo de teste para sua validação está em andamento.
A P&G afirma que os objetivos de sua divisão Fabric & Home Care são diminuir o uso de plástico em 30% até 2025 e reduzir pela metade o uso de plásticos à base de petróleo até 2030.
“Nossa visão de criar uma garrafa de papel totalmente reciclável, que proteja o produto e mantenha sua integridade, é ambiciosa”, disse Jerry Porter, vice-presidente sênior de P&D para o setor global de tecidos e cuidados com a casa da P&G. “É por isso que acreditamos que impulsionar o progresso significativo por meio da colaboração de parceiros e do setor é o que é necessário para chegar a esse nível de inovação disruptiva. Cada jornada de aprendizado precisa de um ponto de partida e várias iterações serão necessárias para alcançar o sucesso.”
“Durante o período de teste, obteremos feedback crítico em uso. Esses aprendizados, combinados com o tamanho e o alcance da P&G, nos permitirão trabalhar em direção à nossa visão compartilhada de uma garrafa de papel reciclável em escala, fornecendo soluções de redução da pegada de carbono para a indústria de embalagens”, diz Florian Mueller, CEO interino e CTO da Paboco. “A experiência em inovação da P&G e a profunda compreensão do consumidor foram vitais para a introdução no mercado desta garrafa de primeira geração.”
O teste foi anunciado pela primeira vez no ano passado, na esteira da ‘primeira’ garrafa de detergente de roupa à base de papel da Unilever, originalmente desenvolvida para a marca OMO.