Terphane e Avantium firmam parceria para desenvolvimento de filme PET reciclável de base vegetal

A Terphane fortaleceu a parceria estratégica com a Avantium, iniciada em 2020, para o desenvolvimento de um filme de PET (poliéster) feito, parcialmente, com PEF (polietileno furanoato), que é 100% de base vegetal e totalmente reciclável. O novo filme está em fase de testes na planta da Terphane, em Bloomfield (EUA).

De acordo com Marcos Vieira, diretor Global de P&D da Terphane, esse desenvolvimento será crucial para a Terphane atender a esta nova demanda do mercado global por soluções sustentáveis em embalagens flexíveis. “O filme é feito parcialmente de PEF e tem todas as propriedades do filme PET tradicional, inclusive quanto à reciclagem no pós consumo. Além disso, o PEF garante excelente resistência térmica e barreira superior, aumentando a vida de prateleira dos produtos embalados”, ele explica. Os testes iniciais nos Estados Unidos também mostraram que o material se comporta perfeitamente nas linhas de extrusão.

Recentemente a Ambev anunciou um novo acordo com a Avantium justamente para utilizar o PEF em seu portfólio de garrafas multicamadas para refrigerantes no Brasil e na América Latina.

Pioneira na indústria de química renovável e sustentável, o carro chefe da holandesa Avantium é o PEF (polietileno furanoato), cuja base é o FDCA (ácido furandicarboxílico) feito a partir de açúcares de origem vegetal. A empresa está construindo a primeira planta comercial do mundo para a produção de FDCA, com inauguração prevista para o final de 2023; o lançamento comercial do PEF deve acontecer em 2024.

“Como resultado deste importante passo em pesquisa e desenvolvimento de biomateriais para embalagem, a Terphane está se preparando para oferecer para os seus clientes filmes de poliéster diferenciados e inovadores”, afirma Célia Freitas, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Terphane. Ela enxerga como grandes aplicações para os novos filmes as indústrias de café, leite em pó e embalagens do tipo bag-in-box para diversas aplicações.

A Terphane estima produzir, a partir de 2025, cerca de 2 000 toneladas desses filmes de fonte renovável e 100% recicláveis. O novo material já foi testado, em várias concentrações, por importantes laboratórios internacionais que confirmaram que o PEF (polietileno furanoato) não prejudica a reciclagem do PET.

COMENTÁRIOS