SIMEI 2022 anuncia vencedores de desafio de inovação

Recuperação de materiais, redução de consumo e economia de energia, mas também versatilidade, rastreabilidade e otimização de processos. Esta é a receita para o futuro do setor de bebidas da SIMEI, a principal exposição internacional de máquinas de vinificação e engarrafamento do mundo organizada pela Unione Italiana Vini, que acontece de 15 a 18 de novembro no espaço Fiera Milano, em Rho, nos arredores de Milão (Itália).

As empresas vencedoras receberão seus prêmios durante o evento inaugural da SIMEI 2022, que será realizado na terça-feira, 15 de novembro.

Este ano, as inovações mais revolucionárias do setor selecionadas pela Comissão Técnico-Científica do Prêmio Inovação Tecnológica são: “Tecnologia Naturity  para rolhas naturais de peça única”, da Amorim Cork Italia, que permite combater o tricloroanisol (o fungo responsável pelo cheiro a “rolha”) graças a uma combinação otimizada de pressão, temperatura, vapor de água e tempo; “Safi”, da Della Toffola, um novo filtro tangencial verde e inteligente baseado em inteligência artificial e capaz de garantir economias significativas em termos de energia, água e produtos químicos; o sistema de controle de prensagem “Digital Juice”, da Diemme Enologia em colaboração com WineGrid e G3 Enterprises, capaz de detectar a composição do mosto em tempo real e ajustar o seu processamento em conformidade; a “Válvula de enchimento eletropneumática híbrida”, da Gai Macchine, que permite adaptar apenas um tipo de equipamento para enchimentos que hoje exigem o uso de várias máquinas.

No destaque do Green Innovation Award, que premia as soluções mais sustentáveis ​​por meio do Life Cycle Assessment (LCA), está o compromisso da Enoflex com a redução do impacto ambiental, utilizando um novo material com 35% de plástico reciclado em seu “Pet+” e ” R-derma ” e “BioM COORe”, da Tmci Padovan, uma tecnologia que recupera o CO2 produzido pela fermentação alcoólica para a produção de biomassa de algas para as cadeias de abastecimento alimentar.

E o reaproveitamento do “gás de fermentação”, utilizado neste caso “na prensagem” para a exaustão do bagaço da uva, rende ao Siprem Internacional o prêmio Novas Tecnologias, categoria dedicada às propostas mais promissoras por setor. Estas incluem ainda duas soluções desenhadas pela Bucher Vaslin, a técnica de filtração tangencial do “Flavy FGC: New low carbon crossflow high-capability filter”, capaz de reduzir (além do gasto energético) o desperdício de vinho e borras, e o ” Sistema de prensagem Bucher Xpert It Process Extraflow”, que visa melhorar o rendimento do mosto e reduzir significativamente os tempos de processamento. Uma dupla menção para a Parsec, que propõe o “Quadr@ Enological Software” e o “SmarTrace System”, um software de gestão da vinificação e um equipamento de monitorização do movimento de líquidos, ambos na vanguarda em termos de rastreabilidade e otimização de processos.

Objetivo: a redução das etapas de processamento, desta vez na fase de prensagem, também para o “Canal de Filtragem Lesslees” da Diemme Enologia, que garante mostos mais limpos com menos processamento posterior, enquanto o “S.C.S. – O sistema de rolhagem inteligente”, da Bertolaso, recebe prêmio pelo prolongamento do prazo de validade do vinho graças a uma nova tecnologia de controlo da rolha, implementando um sistema de monitorização da qualidade dos vedantes.

COMENTÁRIOS