A SIG está unindo forças a WWF para ajudar a construir ecossistemas florestais resistentes em todo o mundo, reforçando e ampliando a gestão florestal sustentável, a proteção e a restauração das florestas.
“Por mais de uma década, a SIG tem liderado a indústria no progresso do manejo florestal sustentável através da certificação do Forest Stewardship Council (FSC)”, diz Samuel Sigrist, CEO da SIG. “Esta nova parceria emocionante com a WWF Suíça nos ajudará a criar um maior impacto positivo, protegendo e restaurando mais florestas e mostrando o caminho para que outros contribuam para a prosperidade dos ecossistemas florestais”.
Desde 2021, a SIG é a primeira produtora de embalagens cartonadas a obter apenas o cartão certificado FSC, que estabelece altos padrões para práticas de manejo florestal sustentável que apoiam a biodiversidade e as comunidades.
Agora, como um passo para sua ambição de ir além do bem para as pessoas e para o planeta, como parte desta parceria de cinco anos com a WWF Suíça, a SIG investirá diretamente em projetos de campo destinados a proteger e restaurar milhares de hectares de florestas, bem como comprometer-se com fornecedores, clientes e outros para aumentar o compromisso mais amplo da indústria com a silvicultura sustentável.
Através desta parceria, a SIG se une ao programa Forests Forward da WWF, que reúne empresas, comunidades locais e outros atores-chave do setor florestal para transformar a forma como as florestas são valorizadas, manejadas, protegidas e restauradas em benefício da natureza, das pessoas e do clima.
“O forte compromisso da SIG com florestas prósperas está de acordo com nossa visão para o Forests Forward”, disse Thomas Vellacott, CEO da WWF Suíça. “A nova parceria nos permitirá trabalhar em conjunto para fornecer apoio direcionado às florestas em risco em focos de biodiversidade e frentes de desmatamento”. Estes projetos ajudarão as florestas a prosperar, juntamente com a vida selvagem e as pessoas que dependem delas.
Os projetos através do programa Forests Forward da WWF se concentram nas paisagens onde a ação é mais necessária para proteger, gerenciar de forma sustentável e restaurar as paisagens florestais prioritárias.
O primeiro projeto conjunto SIG e WWF ajudará a assegurar uma paisagem no México que serve como habitat crítico da onça-pintada. O projeto inclui a melhoria do manejo florestal em 100.000 hectares e a restauração de mais 750 hectares de floresta. Ela cobre a Paisagem Central da Onça Pintada do Pacífico, localizada na região costeira ocidental do México. Devido às altas demandas de habitat, a conservação da onça-pintada ajudará a assegurar vastos territórios na Paisagem do Pacífico Central que estão em risco de serem perdidos. Esses territórios são vitais para o fornecimento de serviços ecossistêmicos à população local, incluindo a manutenção de suprimentos alimentares produtivos e condições climáticas habitáveis.
Projetos como este apoiarão a ambição do SIG de apoiar a criação, restauração ou melhor gerenciamento de 650.000 hectares adicionais de florestas prósperas, uma área equivalente àquela necessária para fabricar nossas embalagens cartonadas.