Natura retoma programa de logística reversa em lojas

A Natura relançou o programa de logística reversa de suas embalagens, o Recicle com a Natura, suspenso durante a pandemia. Agora o programa amplia sua capilaridade de pontos de recebimento de embalagens em todo o território nacional, passando a incluir mais de 650 lojas próprias e franquias em mais de 280 cidades brasileiras, aumento de mais de 540 pontos em relação a 2020, quando o programa foi lançado.

De acordo com Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co América Latina, a retomada do programa é uma das iniciativas da Natura no pilar de circularidade. “Estamos muito felizes com a nova etapa do programa de logística reversa e convidamos cada um de nossos clientes a fazer parte desse movimento de impacto social e ambiental conosco”, ela diz.

Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável ou compostável. O objetivo da empresa é chegar a 100% até o final da década e reduzir, de forma geral, a quantidade total de material de embalagem que utiliza, meta que faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co.

Na nova dinâmica do Recicle com a Natura, a cada cinco embalagens vazias de produtos de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co entregues nas lojas participantes (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), os clientes e as Consultoras de Beleza Natura ganharão diferentes benefícios, como brindes e descontos nas compras.

Um dos diferenciais do Recicle com a Natura é ser um programa multicanal, ou seja, o cliente pode escolher a forma que deseja resgatar os descontos de acordo com a sua preferência.

Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura serão destinados a 14 diferentes cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. As operações são realizadas em parceria com a Trashin, startup parceira da marca na nova fase do programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a estimativa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e neutralizar todo o carbono emitido por meio da operação de destinação dos resíduos, além de gerar impacto social positivo para mais de 360 famílias cooperadas.

COMENTÁRIOS