Mais de 11 toneladas de latas consumidas no Rock in Rio Brasil 2022 serão recicladas

A Novelis será a responsável por reciclar uma estimativa de mais de 11 toneladas de latinhas de bebidas consumidas durante os sete dias de apresentações do Rock in Rio Brasil 2022, realizado em setembro. Toda a sucata de alumínio recolhida no evento precisou passar por separação e pesagem antes de ser enviada para o centro de coleta da empresa em São Gonçalo (RJ), de onde, nos próximos dias, partirá para a fábrica da empresa, localizada em Pindamonhangaba (SP).

O reaproveitamento das embalagens será possível devido à parceria entre a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a startup Reutiliza Já e a colaboração de 80 catadores das cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama, que unidas desenvolveram um trabalho inédito desde a triagem dos materiais recicláveis até a rastreabilidade dos resíduos com a tecnologia blockchain, que proporciona o mapeamento de dados ligados à economia de energia, impacto social, extração de matéria-prima da natureza e emissão de carbono evitada a partir do reaproveitamento do material recolhido.

De acordo com os dados contabilizados pela plataforma ANCAT Reutiliza Já, com a reciclagem das mais de 11 toneladas de latinhas de alumínio, será poupada a extração de aproximadamente 56 toneladas de bauxita, necessária para a produção do alumínio primário. As latas coletadas contribuem ainda para o modelo de referência de economia circular da latinha de alumínio que, em 2021, alcançou o índice histórico de reciclagem de 98,7%.

No âmbito social, 350 pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de 100 toneladas de todos os tipos de materiais recicláveis recolhidos no festival voltarão, em breve, à indústria. As empresas parceiras do festival – Coca-Cola, Braskem, Natura, Heineken, Nissin e Pepsico – serão beneficiadas com o retorno dos itens reaproveitados.

COMENTÁRIOS