Após a morte da rainha Elizabeth II, no último dia 8, a multinacional norte-americana Heinz será forçada a alterar os rótulos das embalagens de ketchup que comercializa no Reino Unido.
A troca nos rótulos vai acontecer devido ao uso do brasão real nos produtos da Heinz. Marcas só podem utilizar o símbolo com autorização da Royal Warrant (certificadora oficial de creditação da Família Real) e desde que forneçam bens e serviços à monarquia.
A rainha, que ocupou o trono do Reino Unido durante 70 anos, usava um brasão que unia o leão da Inglaterra com o unicórnio da Escócia, com um escudo separado em quatro partes seguido pela frase “por compromisso para Sua Majestade, a Rainha”.
O ketchup Heinz utiliza o símbolo na parte superior e frontal nas embalagens dos seus produtos distribuídos no Reino Unido.
Com o falecimento da rainha, os rótulos dos produtos da empresa devem receber o brasão do rei Charles III.
Não é somente a Heinz que terá que alterar os seus produtos. Cerca de 800 empresas – como os chás Twinings e os champanhes Bollinger – utilizam o brasão da monarquia britânica e terão de fazer a alteração de suas embalagens.