Grupo Petrópolis e Senai lançam projeto para aumentar o aproveitamento de vidro

O Grupo Petrópolis e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançam nesta segunda-feira (26/9), em Boituva (SP), o projeto nacional Missão Estratégica – “Circularidade das Embalagens de Vidro: Alternativas Tecnológicas, Logísticas e Econômicas”, que tem o objetivo de melhorar e aumentar o aproveitamento de vidro em toda a cadeia, desde a indústria até o consumidor. No projeto serão investidos 5 milhões de reais, sendo 4 milhões aportados pela Petrópolis e 1 milhão pelo Senai.

A chamada está vinculada à Plataforma Inovação para a Indústria, da CNI. O prazo para formação de alianças e submissão de propostas é até 20 de novembro, pela plataforma.

A iniciativa conta com outros apoiadores como a CERVBrasil, Instituto Rever, Abividro, Hub de Sustentabilidade e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Vidroporto, que se juntam em busca de soluções para uma série de desafios que o setor cervejeiro tem no que se refere às embalagens dos produtos. O projeto pretende aumentar a retornabilidade e a reciclagem dos materiais, que podem ser usados infinitas vezes, mas cuja efetividade esbarra em obstáculos como a extensão territorial do país, que dificulta a coleta e o transporte dos materiais na logística reversa.

Entre os desafios que o projeto pretende superar estão a busca de alternativas para aumentar a circularidade na cadeia do vidro de embalagens (tecnológicas, logísticas e sustentáveis) onde não existe a facilidade ou viabilidade econômica para o escoamento ou sua reutilização; soluções descentralizadas ou móveis para processamento do vidro; eficiência energética em fornos e soluções compactas; processos para diminuição da geração de gás carbônico (CO2) na cadeia circular do vidro; além de outras alternativas para uso do vidro como matéria-prima.

O projeto recém-lançado está em linha com a política do ASG&I (ambiental, social, governança e inovação) do Grupo Petrópolis, que reúne responsabilidade com o meio ambiente e neste sentido firma compromisso ambiental que envolve todo o ciclo de relacionamento de negócios, produção e desenvolvimento social.

“Atuamos para a concretização de parcerias como essa com o SENAI/CNI, pois acreditamos que assim contribuímos para impulsionar iniciativas da Economia Circular e de reciclagem de embalagens não apenas no Grupo Petrópolis, mas também nas demais organizações do país”, afirma o gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua da empresa, Alaercio Nicoletti Junior.

A missão propõe, ainda, encontrar soluções para ampliar o retorno das embalagens de vidro; construir soluções para aumento do consumo e venda de produtos em embalagens retornáveis, e ainda, levantar alternativas para aumentar a coleta seletiva do vidro em todo o território e proporcionar o retorno de maior volume de cacos para as indústrias reutilizarem.

 A intenção é que as soluções envolvam também os consumidores, bares, restaurantes e autosserviço, cooperativas de reciclagem, e municípios e consórcios, startups, mobilizando assim, toda a cadeia envolvida na produção e no consumo de produtos de embalagens de vidro.

“Precisamos estreitar mais esses laços entre empresas e SENAI e criar mecanismos que levem o Brasil ao protagonismo das soluções inovadoras que são criadas e podem ser utilizadas por outros países”, ressalta o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai, Jefferson de Oliveira Gomes.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) apontam que mais de 8,6 bilhões de unidades são produzidas pelo mercado por ano, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas do material. A reciclagem do material movimenta aproximadamente 120 milhões de reais por ano no País.

COMENTÁRIOS