Família Salton apresenta três lançamentos

A Família Salton apresenta três novos rótulos: Espumante Domenico Salton Giornata, Salton Atos branco de Maceração e Salton Paradoxo Riesling.

Espumante Domenico Salton Giornata – espumante natural branco brut, proseco, produzido com uvas da Serra Gaúcha, com aromas de frutas frescas, como pera, limão e maçã verde, além de delicadas notas de flores brancas, excelente para harmonizar com canapés, frutos do mar e carnes brancas.

Salton Atos branco de Maceração – vinho fino, branco e seco da Serra Gaúcha, com aromas de ervas, como alecrim, tomilho e manjerona, além de notas florais de lavanda e frutos cítricos. Indicado para harmonizar com queijos de média maturação, frutos do mar e carnes brancas.

Salton Paradoxo Riesling – vinho fino branco seco, produzido com uvas da Campanha Gaúcha, com aromas de flores brancas e frutas cítricas, além de notas de abacaxi e pêssego. A sugestão é harmonizá-lo com saladas, frutos do mar e carnes brancas.

O lançamento acontece durante a ProWine 2022, feira focada no segmento B2B e principal evento para profissionais do vinho, que acontece até 29 de setembro em São Paulo.

Mais que uma vitrine para apresentação de novos produtos, o evento também é uma oportunidade para a Salton mostrar a importância da sustentabilidade em seus negócios. A empresa traz para o evento, a “Parede da Sustentabilidade”, uma pequena mostra com imagens de ações de preservação que realiza, além de amostras do solo da Campanha e da Serra Gaúcha, onde cultiva suas uvas.

O objetivo é trazer o tema sustentabilidade na produção de vinhos, como uma preocupação frequente da empresa, que desenvolve diversas ações para a fabricação dos espumantes e vinhos, entre elas:

Estudo inédito de inventário de Gases de Efeito Estufa — o primeiro no setor brasileiro para estabelecer planos e metas para redução de emissões GEEs. Desenvolvido em parceria com a UCS; o estudo mediu as emissões nas quatro unidades da Salton (Bento Gonçalves/RS, Santana do Livramento/RS, São Paulo/SP e Jarinu/SP). Um inventário de GEE contempla três escopos: emissões e remoções diretas de GEE (1), emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia (2) e outras emissões e remoções indiretas de GEE (3).

No inventário de GEE 2020 da Salton, a vinícola contabilizou 950,54 toneladas de CO2e emitidas, contra 15.786,91 de toneladas de CO2 removidas. A maior parte da remoção de CO2 da companhia provém de áreas de vegetação nativa preservadas pela empresa. O mapeamento dos escopos 1 e 2, portanto, resultou positivamente em um balanço final de emissões e remoções de CO2. Foram considerados, nesse primeiro inventário da Salton emissões que estão sob o controle da companhia e são consideradas de medição obrigatórias, segundo o PBGHG Protocol. Nos próximos anos, uma terceira etapa será implementada e medirá as emissões que não estão sob o controle da companhia e que a empresa entende como significativas para o resultado e avanços no compromisso com ações relacionadas às mudanças climáticas.

Equilíbrio entre o bioma e o uso da terra – projeto que uniu pesquisa e ciência, demonstrando uma redução em 99% no uso de herbicidas na última safra com técnicas naturais de controles de pragas, desenvolvida graças à parceria com a UFSM, o que também reduz o impacto sobre a fauna e a flora locais. Nesse projeto, descobriu-se que o ciclo do Azevém (um tipo de gramínea) coincide com o ciclo vegetativo da videira, suprimindo o desenvolvimento das plantas daninhas, agindo como um herbicida natural. Sem prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema. Gestão de recursos naturais: Irrigação — em Santana do Livramento, 100% das áreas de vinhedos próprios possuem sistema de irrigação por gotejamento, que evita o desperdício, fornecendo a quantidade necessária de água para as plantas. A água é proveniente de barragens que captam a água das chuvas. Frotas — troca gradual de combustível fóssil utilizado na frota da empresa e empilhadeiras movidas à combustão fóssil por elétricas. Menos vidro — redução gradual no consumo de vidro em garrafas ao trabalhar com material aliviado, projeto desenvolvido em parcerias com fornecedores. Essa alteração diminui o peso no transporte e reduz a quantidade de emissões de gases de efeito estufa durante a produção da garrafa.

Tecnologia para produção de vinho com ciência de dados – em 2020 a Salton iniciou o desenvolvimento de um banco de dados para acompanhar de forma analítica as influências de ano e safra, com variáveis físico-químicas das variedades de uvas nas regiões produtora da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha. Em alguns anos as análises proporcionarão respostas para hipóteses que hoje são conhecidas de forma empíricas no Brasil. Os dados já começaram a proporcionar orientações comparativas entre safras e conhecimentos sobre adaptabilidade das variedades de uvas aos ambientes.

Manejo inovador: Cartilha “Amostragem e recomendação de adubação para vinhedos da Campanha Gaúcha” – o primeiro guia oficial desta temática e teve como base um estudo conduzido por professores, pesquisadores e estudantes da UFSM ligados ao Departamento de Solos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Estes experimentos sobre adubação de solo provavelmente estão entre os de maior duração em território brasileiro, além de serem os primeiros dedicados à região da Campanha Gaúcha. Na prática, o estudo trouxe ganhos relevantes em eficiência, produtividade e qualidade, agregando melhores práticas de manejo do vinhedo e correções em processos que tornam o manejo mais sustentável. O estudo que originou a cartilha durou quase dez anos e ela foi compartilhada com produtores de uva da região.

Núcleo de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento – em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Internamente, unifica os projetos e contribui para inovações que qualificam as regiões produtoras de uva e elaboração de produtos.

Preservação da fauna e da flora no bioma Pampa – considerado um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de fauna e flora, o Bioma Pampa também tem sido foco de ações sustentáveis da Salton. Estudos da universidade apontam que, diferente do cultivo de grãos e da pecuária extensiva (que são as atividades mais comuns na região), a viticultura é a que menos gera impacto ambiental no Bioma Pampa. A atividade mantém o equilíbrio natural do Bioma Pampa, a preservação de áreas nativas contribui diretamente para preservação da fauna e flora local, evitando impactos no efeito estufa.

No Rio Grande do Sul, das 607 espécies da flora ameaçadas de extinção, estima-se que 250 estão presentes nessa área. Encontrar alternativas para minimizar o impacto das atividades agrícolas, portanto, é de extrema relevância para o meio ambiente e para o setor vitivinícola, visto que a Campanha Gaúcha é a atualmente a segunda maior região produtora de uvas do Brasil – ficando atrás apenas da Serra Gaúcha.

Consumo consciente – aumento no consumo de vinhos no Brasil e na demanda por produtos com práticas sustentáveis

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2019, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. Essa realidade tem se aplicado ao mercado de vinhos.

Garrafas aliviadas – atualmente, 21% das garrafas de vidro são aliviadas, ou seja, tem peso reduzido, impactando diretamente a sustentabilidade, tanto em menor geração de carbono como também em todas as etapas do transporte. Garrafas aliviadas diminuem em até 30% mais o peso de um caminhão que transporta 1 mil garrafas.

Ecocert (logística reversa e ‘glass is good’) – através da ABRABE — Associação Brasileira de Bebidas – em 2022 foram investidos mais de 1,1 milhão de reais em projetos de logística reversa “ecocert” e “glass is good”, reduzindo o impacto dos resíduos ao meio ambiente, além do programa “Sem Excesso”, voltado à conscientização e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

COMENTÁRIOS