Trupal cresce no segmento de impressão digital do Peru

Com mais de trinta anos de atuação no mercado peruano de embalagens rígidas e flexíveis, dominando mais da metade do setor, a Trupal acelera seu crescimento fazendo o que sempre fez em toda a sua história: investindo em tecnologia, inovação e pioneirismo.

A Trupal conta hoje com cinco unidades industriais, duas de papel, duas de caixas de papelão e uma de embalagens flexíveis que, juntas, empregam mais de 1500 colaboradores. Desde o início da sua jornada, a empresa apostou em novidades para ocupar lugar de destaque no segmento, criar e explorar novos mercados e produtos que atendem as tendências nacionais e internacionais.

Com sua posição em flexografia e offset consolidadas, a Trupal fez jus a tradição de pioneirismo e, já em 2014, realizou as primeiras incursões na tecnologia de impressão digital. Mas foi em 2018, visitando fábricas na Espanha, que os empresários tiveram contato com equipamentos da EFITM. A partir desta experiência, compreenderam que impressão digital é um caminho sem volta.

“Na Trupal estávamos procurando uma tecnologia que nos permitisse atender às necessidades de nossos clientes com maior rapidez, eficiência e com impressões próximas à qualidade fotográfica”, explicou Paola Medina, Gerente Geral da Trupal. “Ao mesmo tempo, procuramos simplificar nossos processos de impressão, alcançar maior flexibilidade, personalização, eficiência e até mesmo reduzir o desperdício no processo de offset”, completou.

Com a opção de compra consolidada, a escolha do equipamento recaiu sobre a EFI™ Nozomi C18000 Plus, impressora digital passagem única para embalagens de papelão ondulado. Com cura por LED, o equipamento tem menor consumo de energia, elimina o uso de água para limpeza e contribui para economia circular real, graças a redução dos custos de superprodução, desperdício e armazenamento.

Paola entende que das várias empresas do segmento de impressão digital de uma única passagem e alta produtividade, a EFI é uma das que tem mais equipamentos instalados em todo o mundo. “Em conversas com empresas que testaram as impressoras EFI e de seus concorrentes mais próximos, encontramos uma preferência pela EFI em termos de desempenho”, disse a diretora da Trupal.

A implementação desta tecnologia de ponta, única em toda a região, significou uma mudança cultural na organização porque não só abriu as mentes das equipes de vendas, mas também gerou todo um processo de aprendizado nos times de projeto, planejamento, produção e até mesmo de gerenciamento geral. “Esta não é apenas mais uma máquina em nosso layout, é uma ferramenta muito poderosa que nos torna mais agressivos no mercado local e internacional”, disso Paola Medina.

O curto tempo que transcorre entre a recepção de um pedido e a entrega do produto, além da possibilidade de produzir, a custos competitivos, encomendas menores, são algumas das vantagens que a impressão digital com a Nozomi C18000 Plus oferece. Paola Medina, “o offset ainda tem características que o mantém eficaz, principalmente para tiragens maiores e de encomendas recorrentes. Mas cada vez mais o digital ocupa espaço, amplia oportunidades e já é imbatível para algumas encomendas”.

Pablo Díez Canseco, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Trupa, lembra que há alguns anos uma offsett imprimia 10 mil caixas por hora e a digital 50. “A digital ainda tem uma produção menor, mas, hoje, enquanto a produção da offset se mantém a mesma, uma Nozomi já roda até 5.000 caixas/hora”, espanta-se.

“Os casos de sucesso na empresa acumulam, no Chile, por exemplo, exportadores de frutas tinham pedidos para atender, mas não conseguiam embalagens suficientes para os produtos”, comentou Díez Canseco. “Com a Nozomi pudemos satisfazer essa demanda imediatamente e entregamos as embalagens em prazo recorde, a tempo para nossos clientes cumprirem seus contratos de venda para o exterior”.

A Trupal vive um momento promissor, agora que completa 30 anos no mercado de embalagens, sempre ligada intimamente à história econômica do Peru. A primeira caixa de cartão produzida pela empresa, em 1992, por exemplo, foi para a Leite Gloria, uma das maiores empresas do país. Naquele ano, a caixa fazia menção aos 50 anos do laticínio. Agora, depois de todo esse tempo, um dos primeiros serviços da Nozomi também foi para a Gloria, imprimindo a celebração de seus 80 anos.

A filosofia da empresa se baseia na atenção ao cliente, prestação de bons serviços, inovação e desenvolvimento contínuos. “Buscamos atender aos clientes naquilo que eles precisam, mas, principalmente, nos adiantando às necessidades futuras”, revela Pablo Díez Canseco. “Algumas inovações implantadas por nós, só serviram o mercado depois de dois ou três anos, mas dar atenção às tendências sempre vale a pena”.

“Compramos e instalamos a Nozomi em plena pandemia. Foi um momento difícil, mas assim que a máquina começou a funcionar o desempenho tem sido impressionante. Temos certeza que um dia a concorrência vai acabar seguindo nossos passos, mas aí estaremos em larga vantagem, pois já teremos passado por todo o processo de aprendizado do novo sistema”, disse Paola Medina. “Quando nossos concorrentes pensarem em entrar no mercado de impressão digital nós já estaremos instalando nossa segunda Nozomi”, concluiu a Gerente Geral da Trupal.

COMENTÁRIOS