Prolata recicla mais de 17 mil toneladas de latas de aço no segundo trimestre de 2022

Entre abril e junho de 2022, a Prolata (associação sem fins lucrativos criada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço) reciclou mais de 17 mil toneladas de latas de aço, registrando um aumento de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As regiões que mais reciclaram foram Paraná (4.733), São Paulo (3.847) e Pernambuco (3.049). 

O trabalho da Prolata possui quatro pilares muito importantes: apoio às cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis; parcerias com entrepostos e centrais mecanizadas; pontos de recebimento de latas de aço pós-consumo e educação ambiental.

Atualmente, a Prolata tem parceria com 70 cooperativas, em 18 estados, totalizando 1.761 cooperados. Também conta com 36 entrepostos parceiros, apoio e participação de 14 fabricantes de latas de aço, 28 fabricantes de tintas, 11 fabricantes de alimentos, 37 redes de varejo e 3 grupos siderúrgicos, que são responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.

Para estimular os consumidores a fazerem o descarte correto das latas utilizadas, a associação tem investido na implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), em parceria com redes de varejo. Hoje, existem 221 PEVs distribuídos por todo o país, 15% a mais do que no primeiro trimestre do ano.

“Nossa meta para este ano é revalorizar mais de 60 mil toneladas de latas de aço pós-consumo. Todos os resultados serão submetidos à Central de Custódia, nosso parceiro e verificador independente, e passarão por auditoria de terceira parte, conforme estabelecido pelo novo Decreto Federal 11.044/2022.), afirma Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Criada, em 2012, pela Abeaço, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós-consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novo aço infinitamente.

COMENTÁRIOS