Plastivida lança Plataforma para o Programa Pellet Zero – OCS

A Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos, licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS), lança a Plataforma para o Programa Pellet Zero – OCS com o objetivo de centralizar em um único ambiente digital todas as informações necessárias para quem deseja se capacitar e eliminar eventuais perdas de pellets plásticos para o ambiente. 

Integrado à comunicação do “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”, a nova plataforma apresenta ferramentas para que as indústrias do setor plástico possam se informar sobre o programa e o modelo brasileiro de implementação, encaminhar a documentação necessária e acompanhar o andamento e a evolução de sua certificação. 

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, o portal traz transparência aos trabalhos realizados no âmbito do Programa Pellet Zero – OCS no Brasil e fomenta ainda mais a adesão das indústrias nesse processo. “Até o momento, já certificamos 27 empresas, inclusive já com a emissão do primeiro certificado OCS Blue da América do Sul, a categoria mais alta dentro do Programa e esperamos muito mais”, afirma Bahiense. 

“É anseio da cadeia produtiva dos plásticos ser um agente ativo no combate ao lixo nos mares, problema que hoje é encarado mundialmente como uma das prioridades no tocante à preservação ambiental e é com esse olhar que a Plastivida vem protagonizando a atuação do setor sobre as questões ligadas aos resíduos nos mares há uma década, juntamente com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), parceiro em todo esse processo”, ele completa. 

Reconhecimento do modelo desenvolvido para a realidade brasileira

Desenvolvido para auxiliar as indústrias e empresas de logística do setor plástico a mitigarem a questão da perda de pellets no ambiente, o Programa Pellet Zero – OCS recebeu um modelo inovador de implementação, desenvolvido de acordo com a realidade brasileira e sob os parâmetros estabelecidos no “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”. 

O modelo de implantação desenvolvido no Brasil, totalmente aprovado pela matriz – a Operation Clean Sweep – OCS, tem como base o Manual original do programa criado nos Estados Unidos pela ACC (American Chemistry Council) e PIA (Plastics Industry Association), que atende às metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de conservação e uso sustentável dos oceanos, e às assumidas pelos governos de diversos países e por organizações intencionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017.

Esse formato diferenciado é hoje descrito em uma apresentação científica, assinada pelo professor e pesquisador do IOUSP, Alexander Turra, tendo como co-autores Marcia Denadai, também do IOUSP, e Miguel Bahiense, Presidente da Plastivida, que será apresentado no 7th International Marine Debris Conference (7IMDC), o principal evento global dedicado a compreender e promover ações para combater o lixo no mar. Esta importante série de conferências foi convocada pela primeira vez em 1984 pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Em 2011, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) juntou-se à NOAA para co-sediar a sua 5ª edição (5IMDC) e continua envolvido até hoje. Em 2022, o evento está sendo sediado pela primeira vez fora dos Estados Unidos, entre 18 e 23 de setembro, em Busan, República da Coreia do Sul, e tem o Ministério dos Oceanos e Pescas local como co-anfitrião. A participação do Prof. Turra no 7IMDC para apresentação desse trabalho está sendo viabilizada pela Plastivida no âmbito do convênio institucional firmado.

Extensão do convênio entre Plastivida e IOUSP

Dando sequência a uma parceria iniciada em 2012 e que já gerou importantes frutos, a Plastivida e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) renovaram seu convênio institucional por mais cinco anos. 

Esse convênio tem por objeto a cooperação mútua para o desenvolvimento, no país, de ações voltadas à compreensão e ao combate do lixo no mar, envolvendo a produção e publicação de conteúdo editorial em diferentes mídias, a realização de campanhas de mobilização e conscientização e de eventos e exposições, a produção de conteúdos audiovisuais e materiais didáticos e promocionais e o compartilhamento de informações e publicações acadêmicas. 

Especificamente, as atividades estarão direcionadas à implementação do Programa Pellet Zero – OCS em todo o País, dando subsídios técnicos e científicos para que ações que reduzam a perda de pellets para o ambiente possam ser colocadas em prática com sucesso.

Para acessar a Plataforma para o Programa Pellet Zero – OCS, acesse: http://pelletzero.porummarlimpo.org.br/

COMENTÁRIOS