No aniversário do Parque Ibirapuera, Braskem inicia projeto para estimular reciclagem no local

Neste mês, o Ibirapuera completou 68 anos, e a Braskem, em parceria com a Urbia, concessionária gestora do Parque, embarca em um projeto que visa potencializar a reciclagem no local. A ideia é contribuir com a meta de transformar o parque no mais sustentável da América Latina até 2030, conscientizando e estimulando os frequentadores a descartarem resíduos corretamente, para que sejam encaminhados à Central de Resíduos que funciona dentro do próprio equipamento público.

Para isso, as atuais 500 lixeiras disponíveis no Ibirapuera serão repaginadas com informações claras sobre quais materiais, recicláveis ou orgânicos, podem ser descartados nelas. As unidades passam a ter um novo design, com abertura reduzida, para evitar que cascas de coco sejam misturadas com itens recicláveis – o que também evita que animais se alimentem de restos de alimentos eliminados ali.

Também serão instalados coletores analógicos e digitais, com sistema de cashback, incentivando a população a fazer o descarte consciente de materiais recicláveis. Os coletores digitais funcionam com um sistema em que, a cada item descartado, a pessoa ganha pontos, que poderão ser trocados por benefícios dentro do Ibirapuera, tais como descontos nos restaurantes do parque.

“A Braskem agora é parceira da Urbia para tornar o Ibirapuera o parque mais sustentável da América Latina. O projeto está conectado com a nossa estratégia de economia circular e compromisso com a eliminação dos resíduos plásticos. Assim, vemos nessa parceria uma forma de materializar o assunto de forma prática, com entregas educativas e que trazem a sociedade e a indústria para a ação”, explica Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem. “Essa também será uma maneira da Braskem ajudar a impulsionar a capacidade de coleta de materiais recicláveis no Ibirapuera, aprimorando o gerenciamento de resíduos que vem sendo implementado pela Urbia desde 2020”, completa.

Todos os resíduos recicláveis coletados no Parque Ibirapuera são separados na central de triagem, localizada na área conhecida como “Autorama”. No espaço, uma cooperativa composta apenas por mulheres atua para fazer a separação dos materiais e os encaminha para um destino adequado.

“Com essa iniciativa queremos reforçar para a sociedade que o plástico é reciclável e que, quando é descartado adequadamente, ele cumpre um papel muito importante e positivo no nosso dia a dia. Por isso, seu consumo e descarte responsável são fundamentais, e o sucesso desse projeto depende de todos, nós, junto com nossos parceiros e dos consumidores, responsáveis por fazer o descarte correto. Vamos juntos construir um futuro mais sustentável, hoje”, exalta Ana Laura.

“A iniciativa, em parceria com a Braskem, faz parte de uma das frentes do Eco 360, maior projeto de sustentabilidade já realizado dentro do Ibirapuera e idealizado pela Urbia desde o início da gestão do Parque. Nosso intuito é que o Ibirapuera seja o parque mais sustentável da capital e sirva de exemplo para outros parques do Brasil. Acreditamos que, graças a parcerias desse porte, conseguiremos alavancar práticas e ações em prol do meio ambiente e que levarão mais qualidade de vida aos cidadãos”, diz Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

COMENTÁRIOS