KHS apoia a cervejaria argentina CCU em seu crescimento

Em poucos anos, a cervejaria argentina Compañía Cervecerías Unidas (CCU) aumentou sua participação de mercado para 33% – graças a um compromisso ousado com a lata. Com uma envasadora de duas linhas completas, a KHS justifica a grande confiança nela depositada como uma ajuda competente a principiantes.

Lata impulsionadora de vendas

Com sede na Argentina apenas desde 1994, a fabricante chilena de bebidas CCU tornou-se a segunda maior cervejaria do país depois da AB InBev. A empresa cresceu de forma extremamente dinâmica, principalmente desde 2008. Enquanto a participação de mercado na época era de cerca de doze por cento, a CCU agora atende cerca de um terço do mercado de cerveja. Uma razão para isso foi a decisão tomada em 2016 de envasar cerveja em latas em larga escala. Com uma participação de apenas cinco por cento do mercado argentino total, a lata de cerveja de alumínio não era muito popular na época.

Ao escolher o parceiro técnico, foi tomada a decisão de optar pelo fornecedor de sistemas de Dortmund KHS. “Três anos antes, já havíamos realizado uma reconstrução da linha de vidro na fábrica de Luján, juntamente com a instalação de uma nova máquina de envase”, lembra Héctor Mungo, gerente da fábrica da CCU em Luján até março de 2020. “Ficamos impressionados com a forma como a KHS se envolveu em nosso mercado com uma organização local de vendas e serviços. A qualidade e eficiência da linha de vidro e a confiabilidade dos técnicos no local fizeram com que um verdadeiro vínculo de confiança se desenvolvesse.”

Com aplausos

O cronograma do novo projeto é extremamente apertado e a data de estreia do novo recipiente parece ter sido escolhida com ousadia: O plano era envasar a primeira cerveja em lata em novembro de 2016 – em plena alta temporada, que aqui vai de outubro a fevereiro. Durante esse período, não se pode ficar parado sem temer uma grande perda nas vendas.

Apesar de todos os receios, a entrega, instalação e comissionamento ocorreram sem problemas e dentro do prazo: “Naquela época, levava apenas 45 dias desde a entrega das primeiras peças até o primeiro produto acabado. Nenhum de nós teria pensado que o novo sistema realmente produziria com tanta rapidez e confiabilidade”, diz Mungo. Com a execução impecável deste projeto, a KHS finalmente se estabeleceu como um parceiro confiável e importante. Ele destaca particularmente a estreita cooperação e a determinação na superação dos habituais desafios que surgem no decurso do projeto. As pessoas em Luján ficaram tão impressionadas com o desempenho dos técnicos que os aplaudiu de pé no final do último dia de instalação pela equipe da CCU.

Novos investimentos

No início de 2020, uma segunda linha com capacidade de até 72.000 latas por hora foi encomendada junto à KHS para Luján. Ela é tecnicamente quase idêntica ao sistema que havia sido entregue quatro anos antes e, como este, inclui um enchimento de latas Innofill Can DVD com uma seladora Ferrum e um pasteurizador de túnel Innopas SX, que garante que os produtos sejam microbiologicamente seguros. Na seção seca, a linha é equipada com as empacotadoras Innopack Kisters SP e PSP, que juntam as latas em embalagens. Estas são carregadas em paletes com a paletizadora Innopal PB controlada por robô para transporte para o varejo.

COMENTÁRIOS