Braskem inaugura Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular

A Braskem inaugurou nesta terça-feira (2) o Cazoolo, o primeiro Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil. Localizado na zona Oeste de São Paulo, o espaço, resultado de um investimento de 20 milhões de reais, é um hub de inovação que promoverá melhorias em toda a jornada de embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo. Clientes, brand owners, designers, startups e universidades poderão criar e cocriar projetos visando a completa circularidade e o menor impacto ambiental de seus produtos.

“O Cazoolo é o primeiro hub de inovação gratuito com foco no desenvolvimento de embalagens circulares do Brasil. A Braskem quer reunir todos os elos da cadeia produtiva a fim de reduzir impactos ambientais, potencializar inovações com tecnologia e criar soluções sustentáveis a partir do plástico”, afirma Yuri Tomina, líder do Cazoolo.

Leia a entrevista exclusiva de Yuri Tomina à revista EmbalagemMarca

O espaço de 450m² foi planejado para estimular a interatividade e criatividade com salas modulares, prateleiras que simulam gôndolas de supermercado e mini-auditório para apresentações de projetos. O Cazoolo conta com seis impressoras 3D de última geração, além de equipamentos de impressão, corte laser, solda e termoformagem para a produção de protótipos em um curto espaço de tempo, acelerando o desenvolvimento dos projetos das marcas interessadas em estabelecer parcerias.

“Mais do que oferecer a infraestrutura do espaço para o desenvolvimento, aportamos uma equipe interdisciplinar altamente capacitada em sustentabilidade, design, metodologias ágeis, materiais e processos de produção. Em um dos programas que executamos, tendo o briefing definido, levamos de três a cinco dias para fazer o sprint de design e ter um ou dois conceitos de embalagens já prototipados”, explica Yuri.

Segundo o executivo, todos os projetos desenvolvidos no local terão como base conceitos de Design for Environment (DfE) e Análise de Ciclo de Vida (ACV), para criação de embalagens inovadoras e sustentáveis.

COMO FUNCIONA

Profissionais e empresas de diversos portes e setores da economia poderão colaborar em projetos no Cazoolo, apresentando desafios que visam o cumprimento de compromissos com a circularidade de suas embalagens. A partir disso, o próprio ecossistema buscará as soluções, em um processo que valoriza a cocriação pelo desenvolvimento sustentável. O hub também dará apoio a clientes da Braskem que estão desenvolvendo novas aplicações de embalagens e que tenham uma visão direcionada à economia circular.

O hub já possui algumas soluções de embalagens desenvolvidas e disponíveis para o mercado, que contribuem para os desafios da economia circular, como o Stand Up Pouch, monomaterial desenvolvido em parceria com a Antilhas. A bisnaga monomaterial desenvolvida em parceria com a C-Pack. E a solução monomaterial em BOPP que substitui embalagem multicamada, desenvolvido em parceria com a Vitopel.

“O Cazoolo funciona para toda a cadeia de embalagens — especialmente as que usam plástico em sua composição. Quem tiver uma ideia ou um desafio que vise reduzir o impacto para o planeta, estaremos aqui para ajudar”, adianta o executivo. “Temos um board técnico que avaliará caso a caso, seja pela originalidade, seja pela escala de impacto na economia circular, os projetos que serão executados no Cazoolo”, finaliza.

CUSTO ZERO

Neste primeiro ano de operação, não será cobrado nenhum valor para parcerias e projetos a serem desenvolvidos no Cazoolo. A ideia é justamente entender as demandas, prototipar soluções, testar as dinâmicas, definir caminhos e aprimorar a interação entre as partes envolvidas, evoluindo com os parceiros do setor.

O Cazoolo tem o propósito de também atrair startups, estimulando-as a trazerem tecnologias que elas próprias desenvolveram para que testem seu fit de mercado junto ao ecossistema do hub. Como a Braskem já possui um programa de aceleração de startups, o Braskem Labs, a expectativa é aproveitar parcerias com alguns de seus participantes, sempre tendo como foco o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e o estímulo à economia circular.

O projeto contou com estratégia desenvolvida em parceria com a agência de branding e design CBA B+G, responsável também pela identidade visual e naming do hub de inovação. Diretamente alusivos a um casulo, tanto o nome quanto a marca foram pensados para serem propositadamente simples e pé no chão, mantendo-se conectados com a cultura maker e convidando cada um dos potenciais parceiros “a liberar a energia criativa que há dentro de nós, transformando-a em algo maior”. 

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