A Coca-Cola anunciou que vai aposentara garrafa verde clássica de Sprite, uma cor usada para se destacar da concorrência há mais de 60 anos. As embalagens de PET serão substituídas por vasilhames incolores do mesmo material. O objetivo é facilitar o processo de reciclagem, já que o PET com cores é mais difícil de ser integrado na cadeia de reciclagem. Quaisquer aditivos, como cor, tornam o PET mais difícil de reaproveitar, o que significa que menos instalações estão dispostas a processá-lo.
“Esta é uma grande e importante atualização para a marca”, afirmou A.P. Chaney, diretora de estratégia criativa para refrigerantes da The Coca-Cola Company. “Mesmo algumas das marcas mais icônicas e históricas precisam atender às demandas de hoje.”
A Sprite começará a lançar garrafas transparentes na América do Norte em 1º de agosto. A marca já iniciou a mudança para plástico transparente em vários outros mercados ao redor do mundo em algumas variantes do refrigerante, como Sprite cereja ou sem açúcar, que são envasadas em garrafas sem cor.
Do ponto de vista da marca, a Coca-Cola reconhece que abandonar o visual verde da Sprite pode incomodar alguns clientes de longa data, mas confirma que a atualização é necessária.
“Os consumidores às vezes se assustam com as mudanças, e estamos preparados para ouvir nossos consumidores discutirem isso”, disse Chaney. “Mas sabemos que este é o caminho certo para avançar com a marca.”
Além de apresentar novas garrafas, a Sprite também está estreando uma identidade visual renovada e uma campanha de marketing com as estrelas da NBA Anthony Edwards e Trae Young. Um comercial de televisão de 30 segundos, produzido em parceria com a agência de criação Majority, termina com um texto sobreposto informando que uma garrafa de Sprite agora é feita com plástico transparente para que tenha mais chances de ser “refeita” (veja abaixo).
Na América do Norte, a Coca-Cola pretende transformar todo o seu portfólio de marcas com plástico verde, como Fresca, Seagram’s e Mello Yello, em material transparente nos próximos meses.