A parceria entre a Prolata, associação sem fins lucrativos dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) já reúne 17 construtoras e 104 obras participantes. Por meio do trabalho de coleta da startup Rafa Resolve, parceira da Prolata que atua no mercado de resíduos da construção civil, as latas de aço utilizadas nos canteiros das obras estão sendo destinadas à revalorização. Até o momento, já foram coletados 237.028 Kg de latas.
As construtoras cadastradas são: Adolpho Lindenberg Construtora; Concrejato Serviços; Consórcio Lopes Kalil; Cyrela; Engelux; Even; Fawer; Pedro Rodolfo Engenharia; Lanças Engenharia; Tegra; Plano e plano; Patriani; Mbigucci; Sinco Engenharia, Trisul, Tecnisa e Vinx.
Firmada em outubro de 2020, a parceria tem como objetivo fortalecer o sistema de logística reversa, que viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial, conforme previsto pela Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
De acordo com Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata, as embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica e a responsabilidade é exclusiva da obra. “O programa Prolata oferece uma facilidade para o descarte”, ressalta.